O que esperar da Costa Rica na Copa do Mundo?
Seleção costarriquenha vai para sua sexta disputa de Mundial
Legenda: Costa Rica vai para a sua 6ª Copa – Foto: Mohamed Farag/Getty Images
A Copa do Mundo de 2022, com sede no Catar, terá início no dia 20 de novembro. Um dos representantes da Concacaf, a Costa Rica estará presente pela sexta vez na principal competição de futebol do planeta e forma parte do Grupo E, junto com Espanha, Alemanha e Japão.
De cara, o selecionado costarriquenho terá duas campeãs mundiais e, consequentemente, duas pedreiras em busca de um lugar nas oitavas de final, mas quem consegue esquecer de 2014, quando no seu grupo havia três campeões e os “ticos”, como são conhecidos, conseguiram a classificação.
A Costa Rica já foi campeã da CONCACAF três vezes (1963, 1969, 1989) e levou a Copa das Nações UNCAF em oito oportunidades. Celso Borges, com 154 jogos, é quem mais atuou com a camisa da seleção nacional, e ninguém marcou mais gols que Rolando Fonseca, autor de 47 tentos.
Sem perder há cinco partidas (quatro vitórias e um empate), a seleção costarriquenha ainda fará um amistoso contra o Iraque, no dia 17, no Basra Sport City Stadium, na cidade iraquiana de al-Baṣra, antes de estrear na Copa, dia 23 contra a Espanha. O próximo adversário será o Japão, no dia 27, e encerra a sua participação no dia 1º de dezembro, diante da Alemanha.
O técnico da seleção costarriquenha, Luis Fernando Suárez, apresentou a lista de convocados no último dia 10. Dos 26 nomes, 14 disputarão a Copa do Mundo pela primeira vez. Destaque para Keylor Navas, Oscar Duarte, Celso Borges, Bryan Ruiz e Joel Campbell, todos a caminho do terceiro Mundial.
Confira a lista completa dos convocados da Costa Rica
Goleiros: Keylor Navas (Paris Saint-Germain-FRA), Esteban Alvarado (Herediano-CRC), Patrick Sequeira (Lugo-ESP).
Defensores: Francisco Calvo (Konyaspor-TUR), Juan Pablo Vargas (Millonarios-COL), Kendall Waston (Saprissa-CRC), Óscar Duarte (Al-Wehda-ARA), Daniel Chacón (Colorado Rapids-EUA), Keysher Fuller (Herediano-CRC), Carlos Martínez (San Carlos-CRC), Bryan Oviedo (Real Salt Lake-EUA), Ronald Matarrita (Cincinnati FC-EUA).
Meio-campistas: Yeltsin Tejeda (Herediano-CRC), Celso Borges (Alajuelense-CRC), Bryan Ruiz (Alajuelense-CRC), Youstin Salas (Saprissa-CRC), Roan Wilson (Grecia-CRC), Gerson Torres (Herediano-CRC), Douglas López (Herediano-CRC), Jewison Bennette (Sunderland-ING), Álvaro Zamora (Saprissa-CRC), Anthony Hernández (Puntarenas-CRC), Brandon Aguilera (Nottingham Forest-ING).
Atacantes: Joel Campbell (Leon-MEX), Anthony Contreras (Herediano-CRC) e Johan Venegas (Alajuelense-CRC).
Retrospecto da seleção da Costa Rica em Copas do Mundo
1930 e 1934 – Não disputou
1938 – Desistiu
1950 e 1954 – Não disputou
1958 a 1986 – Não se classificou
1990 – Eliminada nas Oitavas de Final
1994 – Não se classificou
1998 – Não se classificou
2002 – Eliminada na 1ª Fase
2006 – Eliminada na 1ª Fase
2010 – Não se classificou
2014 – Eliminada nas Quartas de Final
2018 – Eliminada na 1ª Fase