Especial: O Incansável Nenê
Qual é o lema de Nenê, um dos melhores meio-campistas do Brasil?
Em 1923, quando a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos decidiu expulsar o Vasco das competições, fez com que este fato histórico se tornasse um combustível pela luta contra o preconceito. Negros e pobres não desistiram de lutar pelos seus direitos, e deixaram um legado incansável para o Club de Regatas Vasco da Gama.
Parece que este é o lema do meia Nenê, que desde sua chegada ao clube não poupou esforços para a ida do time á final do campeonato carioca. Apesar do fracasso de manter o clube na elite do futebol brasileiro, Nenê tem se tornado o personagem principal do cenário esportivo no país.
Nenê faz questão de estar presente em todas as partidas, e nunca desperdiça as chances que o técnico Jorginho deposita sobre sua liderança em campo. Mesmo com 34 anos, idade avançada aos olhares críticos, Nenê não é apenas mais um jogador em campo, mas sim “o jogador em campo”.
Luta, persistência, liderança, versatilidade, habilidade e competência, são algumas das melhores qualidades que Nenê apresenta quando está com a bola nos pés. É incansável, é imparável, e carrega no peito o verdadeiro garbo da cruz de malta.
Mas como diria Artur de Távola: “Ser Vasco, é ser intrépido tanto quanto leal. É ter sentido da história do Brasil a fundir povos e raças sem preconceitos. É ser navegante da esperança e não temer aventura, futuro, conquistas, calmarias ou tempestades”.
Ele foi o alvo daqueles que não acreditam na política cruzmaltina, e então passou a ser apontado como mais um membro do ” Asilo de São Januário”. Salvo engano. Ele parou o Rio, parou o Brasil, e todos viram sua capacidade de chamar o adversário para um duelo respeitável.
Nenê é hoje, o melhor meia do futebol brasileiro, que preferiu continuar vestindo a camisa do clube que carrega o mesmo lema que ele, incansável.