Nova Zelândia é mais uma garantida na Copa do Mundo
Foto: OFC
De volta após 16 anos, Nova Zelândia irá disputar a Copa do Mundo pela terceira vez em sua história
Na final das eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2026, a lógica prevaleceu. Campeão da edição 2024 da OFC Nations Cup, a primeira a ser realizada desde 2016 (já que a edição de 2020 foi cancelada pelo novo coronavírus), a Nova Zelândia se garantiu no torneio que acontecerá na América do Norte.
Assim, a Copa do Mundo de 2026 já tem duas seleções classificadas, além dos três países sede. A vaga veio com um triunfo por 3 a 0 sobre a Nova Caledônia, no estádio Eden Park, em Auckland.
Todos os gols dos “All Whites” saíram no segundo tempo. Michael Boxall inaugurou o marcador aos 16 minutos, após assistência de Francis de Vries. Aos 21, Costa Barbarouses, que havia começado no banco, recebeu de Tim Payne e ampliou. Aos 35, ele deu o passe e Elijah Just, que tinha entrado no intervalo, fechou a conta.
Nas eliminatórias anteriores, o vencedor da Oceania ainda disputava uma partida de repescagem. Desta vez, o melhor do continente tem vaga garantida e os All Whites tiveram 100% de aproveitamento.
Será a terceira participação dos neozelandeses nem Copa do Mundo. A primeira classificação ocorreu em 1982, na Espanha, quando inclusive enfrentou o Brasil (perdeu por 4 a 0, na primeira fase). Em 2010, na África do Sul, a Nova Zelândia não se classificou para as oitavas de final, mas saiu invicta, com três empates. Na estreia, 1 a 1 contra a Eslováquia. Em seguida, diante da então campeã Itália, novo 1 a 1. Por fim, ficou no 0 a 0 contra o Paraguai, terminando na terceira colocação do Grupo F.