Nos pênaltis, Atlético Nacional conquista Superliga colombiana
Foto: Dimayor
Superliga colombiana conheceu o seu campeão em Bucaramanga, após empate nos dois jogos da disputa
No jogo de volta da decisão da Superliga colombiana 2025, nome oficial da Supercopa da Colômbia, Atlético Bucaramanga e Atlético Nacional empataram por 0 a 0, no estádio Américo Montanini, na cidade de Bucaramanga.
O time da casa chegou à decisão com técnico novo. O paraguaio Gustavo Florentín assumiu o lugar de Rafael Dudamel em dezembro. Os “leopardos” perderam Aldair Gutiérrez logo aos 21 minutos do primeiro tempo, expulso com a intervenção do VAR, após falta em Marino Hinestroza, sendo o último homem.
Os bumangueses, mesmo com dez em campo, assustaram os “verdolagas”, que apostavam nas saídas rápidas para o ataque e na velocidade de seus atacantes, porém não conseguiram superar o sacrifício em excesso na marcação por parte da equipe anfitriã.
Como na ida, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, havia ocorrido empate por 1 a 1, a definição foi nos pênaltis. Melhor para o campeão da Copa Colômbia e do Campeonato Colombiano, que ergueu mais uma taça. Assim, seis vezes finalista, o Atlético Nacional conquistou o seu quarto título para se juntar ao Independiente Santa Fe como maior campeão.
Iniciou cobrando Carlos Henao para o Bucaramanga e ‘Chipi Chipi’ Castillo defendeu. Edwin Cardona, Jefferson Mena, William Tesillo e Fabián Sambueza acertaram. Juan Manuel Zapata parou em Aldair Quintana. Fabry Casto e Matheus Uribe converteram. ‘Chipi Chipi’ Castillo pegou o chute de Frank Castañeda e Marino Hinestroza, com tranquilidade, mandou a bola para o fundo das redes.
O time de Medellín, então, quebrou alguns tabus. Quando empatou na ida (2018), perdeu o título. Quando definiu o troféu como visitante, também se deu mal (2015). Agora são três títulos entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Leia+
Atlético Nacional conquista Colombiano e vaga na Libertadores