NFL e NBA ganham espaço e mudam perfil da audiência de esportes no Brasil

Foto: Reprodução/Facebook NFL

NFL e NBA ganham espaço e mudam perfil da audiência de esportes no Brasil

A ideia de um Brasil que só assiste ao futebol tradicional está se quebrando. Nos últimos três anos, o crescimento da audiência para outros esportes está se tornando algo comum e, como destaque, fica principalmente o futebol americano. O torneio da NFL virou uma verdadeira febre de audiência brasileira, principalmente na ESPN Brasil, que nos últimos anos sempre foi a responsável pela transmissão.

Desde 2010, o canal esportivo começou um investimento e um cuidado maior no esporte da bola oval. Após oito anos, a emissora confirma que a audiência ficou quatro vezes maior. E, no Super Bowl LII, que aconteceu no começo de 2018, recordes foram quebrados pelo terceiro ano consecutivo. É a prova de que o esporte caiu no gosto da população brasileira, que já escolhe time e comenta nas redes sociais sobre as partidas do final de semana. A próxima temporada, que começou em setembro, promete maiores audiências.

Outra liga norte americana que tem feito sucesso no Brasil é a NBA. O principal torneio de basquete do mundo também tem quebrado recordes atrás de recordes de audiência. Na temporada 2017/2018 não foi diferente. A final disputada entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers entrou para história como a maior audiência brasileira acompanhando o torneio.

NBA
Foto:Reprodução/ Facebok NBA

O brasileiro também voltou a ganhar gosto pelo automobilismo. A MotoGP, principal categoria de corrida com motos, está ganhando cada vez mais espaço na audiência do canal SporTV. Com corridas sempre aos domingos, a emissora já confirmou um aumento da audiência, em 2018, de quase 40% em relação à temporada passada.

Internet e jogos influenciam escolha por novos esportes

O brasileiro não está mudando apenas por mudar de gosto por esportes. A verdade é que hoje existem muitas influências externas, principalmente entre os mais jovens, para esportes que não estamos acostumados a assistir. O próprio crescimento dos eSports é uma prova de como a audiência está em mais locais. As redes sociais tem sido uma das influências com a divulgação de times e esportes mais populares no exterior.

A NFL, por exemplo, tem uma presença maior na internet, principalmente pelas redes sociais. No Twitter, o perfil oficial da NFL Brasil chegou recentemente e tem crescido bastante nos últimos anos. Quase sempre, ele realiza interações e anúncios com os seguidores e fãs do torneio norte americano. Outra forma de divulgação são os tradicionais jogos de apostas online. Portais como o SportingBet Brasil dão uma oportunidade de acompanhar jogando torneios ao redor do mundo, principalmente os tradicionais norte americanos, como a NFL e a NBA.

Não podemos deixar de fora a influência dos jogos de videogames. A franquia de NFL Madden, produzido pela Eletronic Arts, como os jogos oficiais da MotoGP, em parceria com a Milestone, são verdadeiros exemplos de propaganda para jovens criarem gosto para estes esportes.

Essa mudança de audiência está longe de ser uma notícia ruim. Na verdade, o Brasil por muito tempo ficou restrito a uma audiência de futebol. Hoje, essa mudança de audiência mostra que o país tem espaço para todos os esportes. E tira do Brasil o estigma de ser um local onde existe espaço apenas para o futebol tradicional.

 

Wesley Contiero

Jornalista, 30 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.

Related post

Leave a Reply