NBB 2025/2026 tem número recorde de participantes

NBB
Foto: NBB

Franca é o atual tetracampeão seguido do NBB, que terá 20 clubes participantes pela primeira vez

O NBB Caixa 25/26 teve a confirmação de todos os seus representantes. Nesta terça-feira (5), a Liga Nacional de Basquete (LNB) confirmou que 20 clubes participarão da 18ª edição da competição, que terá início no dia 18 de outubro de 2025.

É o maior número de equipes participantes na história do NBB. São representantes de sete Estados brasileiros e do Distrito Federal, com destaque para a volta do Rio Claro (SP) e a chegada de Osasco (SP), campeão da Liga Ouro, e Cruzeiro (MG), vice.

Eles se juntam a Bauru (SP), Botafogo (RJ), Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Corinthians (SP), Fortaleza (CE), Flamengo (RJ), Minas (MG), Mogi (SP), Pato (PR), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Franca (SP), São José (SP), União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e Vasco da Gama (RJ). O São Paulo (SP), que acabou com o seu basquete profissional, é a única ausência em relação à temporada passada.

“É um momento de muita alegria para a LNB. Dois anos depois de termos batido o recorde de participantes, agora na edição 2025/26 estamos passando desse número e totalizando em 20 clubes. Isso mostra que o crescimento sólido que o NBB CAIXA vem apresentando em 18 temporadas é um dos sinais de que o basquete vem crescendo”, disse Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete.

Sistema de disputa do NBB 2025/2026

Os 20 clubes participantes disputarão a fase de classificação em turno e returno, com um total de 38 rodadas. Os 16 melhores colocados avançarão aos playoffs, que contarão com séries melhor de cinco jogos desde as oitavas até a grande final. Por outro lado, os dois últimos colocados serão rebaixados para a Liga Ouro (divisão de acesso).

Por sua vez, o formato das séries de playoffs sofreu uma alteração. Elas voltarão a ser disputadas no sistema 1-2-2, com os jogos 1, 4 e 5 sendo realizados na casa do time de melhor campanha na fase de classificação, enquanto os jogos 2 e 3 ficam com mando da equipe de campanha inferior.

Com o título na última temporada, o Franca agora tem quatro troféus do NBB, atrás apenas do Flamengo, com sete. Brasília (três), Bauru (um) e Paulistano (um) são os outros campeões.

 

Leia+

Franca vira sobre o Minas e conquista o tetra do NBB

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Copa América
Brasil fica com a prata na Copa América feminina de basquete
Real Madrid
Mesmo campeão, Real Madrid muda de técnico
Eurobasket
Confira os grupos para o Eurobasket masculino
Espanha
Espanha leva virada nos últimos segundos e perde título europeu de basquete feminino
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei