NBB 2016/2017: Resumo da competição
Com a maioria das equipes já ultrapassando a marca dos dez jogos, NBB começa a se desenhar para a próxima fase
A temporada 2016/2017 do Novo Basquete Brasil (NBB) já se encaminha para o final do primeiro turno, e podemos projetar as equipes que vão brigar até o final por uma vaga nos playoffs, e quem briga para não ser rebaixado para a Liga Ouro.
Maior campeão do NBB, a equipe do Flamengo vem liderando a primeira fase com 90% de aproveitamento em 11 jogos, sendo 10 vitórias e apenas uma derrota. Logo em seguida, vem a equipe do Brasília, comandada pelo experiente armador Flúvio, o time do Distrito Federal tem 72% de aproveitamento, e venceu 8 dos seus 11 jogos até aqui.
Na terceira posição temos o Mogi, atual campeão Paulista e Sul-Americano. Por conta dos duelos na competição internacional, os comandados de Guerrinha jogaram apenas 8 jogos no NBB, e somam 62% de aproveitamento com 5 vitórias.
Fechando o G-4, temos o Vitória com 60% de aproveitamento, com 6 resultados positivos em 10 jogos.
Na quinta posição, aparece a equipe do Pinheiros, com 58% de aproveitamento. Já na sexta posição temos quatro equipes empatadas, Paulistano, Franca, Bauru e Campo Mourão, todos com 54% de aproveitamento em 11 jogos, 6 vitórias e 5 derrotas.
Em décimo lugar, o Vasco da Gama soma 5 vitórias e 5 derrotas, obtendo assim 50% de aproveitamento. Logo em seguida vem Basquete Cearense com 45%, Minas e Liga Sorocabana, empatados com 35%.
Macaé com 20% e Caxias do Sul com 7% são os últimos colocados.
Entenda a competição
Após a realização de 30 rodadas, onde as equipes se enfrentam todas contra todas, em turno e returno, os quatro primeiros colocados garantem vaga direta para as quartas de finais. Do 5º ao 12º, avançam para as oitavas. O último colocado é rebaixado para a Liga Ouro.
Se a primeira fase acabasse assim, essas seriam as 4 equipes que garantiriam vaga direta para as quartas de finais.
Outras equipes que também estariam classificadas para o restante do NBB, porém, para a fase de oitavas de finais.