Mandantes se dão bem nos play-offs à terceirona espanhola
Dos cinco clubes que jogaram em casa, nenhum perdeu e somente o Zamora não venceu, na luta pelo acesso à “Primera RFEF”, a terceirona espanhola
Foram realizadas as partidas de ida da segunda fase de play-offs da “Segunda RFEF” 2023/2024, nome oficial da quarta divisão do futebol espanhol, etapa que definirá os últimos cinco clubes a conseguirem a promoção para a “Primera RFEF”, a terceirona nacional.
Na primeira fase foram 90 participantes em cinco grupos regionalizados, com 18 integrantes cada. Após as 34 rodadas previstas, o primeiro colocado garantiu o acesso à “Primera RFEF” na próxima temporada: Ourense, Athletic Bilbao B, Hércules, Sevilla Atlético e Gimnástica Segoviana,
Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados disputarão um play-off com os clubes que terminarem nestas mesmas colocações nos outros cinco grupos. Após duas fases mescladas, os cinco que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 14º ao 18º) sofreram o rebaixamento. Além disso, os quatro piores 13º disputarão um play-out para definição de mais dois despromovidos à “Tercera RFEF” (quinta divisão espanhola).
Quatro mandantes venceram na ida da terceirona
O Betis B (5º do 4), que havia eliminado o Europa (2º do 3), com duas vitórias, voltou a ganhar, desta vez por 1 a 0 do Pontevedra (2º do 1), graças ao solitário gol de Jesús Rodríguez, aos 20 minutos do primeiro tempo.
O Yeclano (2º do 4), que tinha derrotado o Lleida Esportiu (5º do 3) duas vezes, perdeu para o Numancia (3º do 5), que segue invicto no mata-mata, após despachar o Utebo (4º do 2) com empate fora de casa e triunfo em seus domínios. A equipe de Soria fez 2 a 1. Todos os gols saíram antes do intervalo. David Alfonso (2′) inaugurou o marcador e Alain Ribeiro (29′) ampliou. Sergio Sanchís (39′) descontou. Os mandantes ainda perderam Diego Royo (14′), expulso no segundo tempo.
O Orihuela (4º do 4), que bateu o Badalona Futur (3º do 3) em casa e ficou no empate como visitante, conseguiu o maior placar dos confrontos de ida. Em duelo de invictos contra o Barakaldo (2º do 2), que havia eliminado, com um como visitante e triunfo como local, o Atlético Paso (5º do 5), vitória por 3 a 1. Juanma García (14′) e De las Cuevas (41′) abrira boa vantagem ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Endka Bujan (9′) diminuiu e Adrián Revilla (11′) fechou a conta.
Em outro confronto entre clubes que empataram fora e venceram em casa, o Marbella (3º do 4), que havia eliminado o Getafe B (4º do 5), ganhou por 1 a 0 da UD Logroñés (3º do 2), que tinha despachado o Guijuelo (4º do 1). Aitor Puñal (44′ do 1º) fez o único gol do jogo.
SS Reyes empatou mais uma vez nos play-offs da terceirona
O Zamora (3º do 1) empatou por 1 a 1 contra o San Sebastián de los Reyes (2º do 5). Adrián Mance (13′ do 1º) abriu o placar, mas os visitantes reagiram no fim, com o gol de Luis Pareja (38′ do 2º). Na fase anterior, o Zamora havia eliminado o Sant Andreu (4º do 3) na prorrogação (após derrota fora e vitória em casa), mesma situação do SS Reyes contra o Rayo Cantabria (5º do 1), depois de dois empates.
Agora, caso haja empate no placar global, haverá disputa de pênaltis para se conhecer o promovido. Na luta contra o rebaixamento, o Izarra venceu o Formentera por 1 a 0, duas vezes. O Real Avilés, após empate por 0 a 0 na ida, ganhou do Manchego por 1 a 0, em casa, na volta.
Urko Izeta (Athletic B) continua no topo da artilharia, com 21 gols marcados. Unai Ropero (Alavés B) marcou 19. Andreu Arasa (SS Reyes) e Rufo (Pontevedra) somam 16.