Mais três clubes avançam na Copa AUF
Terceira fase da Copa AUF é a primeira com a participação dos principais clubes do país
Criada em 2022, a Copa AUF Uruguai tem o Defensor Sporting como bicampeão, portanto único vencedor até hoje. Agora, em 2024, a competição teve mudanças importantes no seu formato de disputa. A primeira confirmação foi a redução no número de clubes participantes. Em vez de 80 estarão presentes 22 pré-classificados mais seis que sairão de uma repescagem entre a ‘Primera Amateur’ e a ‘Divisional D’, e os restantes dez pertencerão à OFI (‘Organzación de Fútbol del Interior).
A fase preliminar da OFI contou com 35 equipes, que foram separadas em quatro fases por proximidade (norte, sul, leste e oeste). Os 17 vencedores se juntaram ao Universitario de Salto para a segunda fase. Os nove ganhadores se somaram a I.A. 18 de Julio de Fray Bentos (campeão da Copa Nacional de Clubes B) para se conhecerem os dez times que estariam presentes na fase final da Copa AUF Uruguai, junto com dez dos 16 da Primeira Divisão e seis da Segunda Divisão.
Sete clubes ameaçam não participar e três ficam fora da Copa AUF
No entanto, sete clubes enviaram uma carta à Mesa Executiva da Copa AUF, manifestando suas desistências em participar da competição nas atuais condições, detalhando que a modificação do formato foi “anti-regulamentária”. Foram eles: Peñarol, Cerro Largo, Cerro, Danubio, Wanderers, Defensor Sporting e Progreso.
Depois de uma reunião, Defensor Sporting, Wanderers, Cerro Largo e Progreso decidiram que finalmente participariam. Já Peñarol, Danubio e Cerro estão eliminados, considerados perdedores por W.O. (3 x 0), diante de Piriápolis, Río Negro de San José e 18 de Julio de Fray Bentos, que avançaram às oitavas de final.
Desde os 16avos. de final até a decisão do título, a Copa AUF sempre será com confrontos únicos e mandos definidos por sorteio. A terceira fase teve início com as classificações de Montevideo City Torque e Durazno, comandado pelo ex-jogador Diego Forlán.
Agora mais três jogos foram realizados. Bristol e Racing empataram por 1 a 1, no estádio Luis Koster, em Mercedes. Agustín Pírez pôs em vantagem o time do interior e Esteban da Silva levou a decisão para os pênaltis. Com um triunfo por 4 a 3 os comandados de Eduardo Espinel espantaram a zebra e se classificaram para encarar Atlético Bella Vista de Paysandú ou Defensor Sporting.
Outro que avançou foi o Boston River, que fez 2 a 0 no Juanicó, em pleno estádio Gloria de un Pueblo, em Juanicó. Leandro Barcia, recém-chegado do Náutico/PE, e Gustavo Viera marcaram os gols. O próximo adversário será Villa Española ou Wanderers.
Por sua parte, o Albion também ganhou por 2 a 0, diante do San Carlos, com gols de Sebastián Ribas e Facundo Parada, em pleno estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado. Agora, o ‘Pionero’ se medirá ante Deportivo Colonia ou Juventud.
Leia+