Liverpool é o inédito campeão uruguaio
Tradicional Peñarol perdeu os dois jogos da final para o Liverpool, que sequer sofreu gol e sagrou-se o campeão uruguaio da temporada
Em jogo de volta da final do Campeonato Uruguaio, o Liverpool, campeão do Torneo Clausura e maior pontuador na tabela anual, derrotou o Peñarol, campeão do Torneo Apertura, por 1 a 0, gol de Rubén Bentancourt, aos 25 minutos do primeiro tempo, em pleno estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.
O time negriazul já havia ganhado em casa, no estádio Belvedere, por 2 a 0, na ida, gols de Thiago Vecino e Rubén Bentancourt, e assim pode até perder por um gol a partida decisiva.
Pelo contexto criado, os anfitriões buscavam gerar maior volume de jogo e usar o ambiente local para fazer pressão no seu oponente, que por sua vez recuou suas linhas, insistia em buscar lances de bola longa e levou alguns sustos.
O gol que definiu o triunfo dos visitantes começou com uma grande jogada de Luciano Rodríguez, pelo lado direito, dentro da área, com direito a lençol no marcador com a perna esquerda e depois rolou para trás, para Rubén Bentancourt, que bateu forte, fora do alcance de Guillermo de Amores.
Fundado em 1915, esse é o maior título na história centenária do Liverpool, confirmado no pote 1 da Copa Conmebol Libertadores da América de 2024.