
Primeira fase de qualificação da Liga dos Campeões da Uefa 2025/2026 põe em campo os 28 campeões nacionais das associações com menor coeficiente da UEFA
A UEFA Champions League 2025/2026, nome oficial da Liga dos Campeões da Europa, tem início nesta terça-feira (8). Na primeira fase de qualificação são os 28 campeões das Ligas com menor coeficiente no ranking da UEFA. Após ida e volta, os 14 vencedores avançam à segunda fase, enquanto os 14 perdedores vão para a segunda eliminatória da Conference League.
Apenas 38 dias depois do título (inédito) do PSG, da França, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha, o KuPS, campeão da Finlândia, e o Milsami, campeão da Moldávia, abrirão a nova edição do principal torneio continental do mundo, cujo término está previsto para o dia 30 de maio de 2026, na Puskás Aréna, em Budapeste, na Hungria.
28 campeões de seus países buscam um lugar na próxima fase da Liga dos Campeões
São dez partidas de ida nesta terça-feira (8): KuPS (FIN) x Milsami (MOL), Iberia (GEO) x Malmö (SUE), Noah (ARM) x Buducnost (MON), Levadia (EST) x RFS (LET), Olympia Ljubljana (ESL) x Kairat Almaty (CAZ), Drita (KOS) x Differdange (LUX), TNS (GAL) x Shkendija (MAC), Vikingur (FAR) x Lincoln (GIB), Egnatia (ALB) x Breidablik (ISL) e Virtus (SAN) x Zrinjski (BOS). Na quarta-feira (9) jogam Zalgiris (LIT) x Hamrun (MAL), FCSB (ROM) x Inter Escaldes (AND), Ludogorets (BUL) x Dinamo Minsk (BLR) e Shelbourne (IRL) x Linfield (NIR). Semana que vem ocorrem os jogos de volta, valendo quase dois milhões de euros (aproximadamente 13 milhões de reais) para os classificados.
Na quinta-feira (10) a bola começa a rolar para a edição 2025/2026 da Conference League, que tem o Chelsea, da Inglaterra, como atual campeão. Dois clubes foram excluídos da competição pela Uefa. O Dunajska Streda eslovaco e o Drogheda United irlandês ficaram de fora da Europa por compartilhar proprietários com outros clubes que disputam a Conference.