Liga dos Campeões da Ásia tem finalistas definidos

Foto: AFC
Principal competição do continente, Liga dos Campeões da Ásia tem um saudita e um japonês na briga pelo título
A Liga dos Campeões da Ásia 2024/2025 teve a realização dos jogos da fase semifinal, todos na Arábia Saudita, sede de toda reta final (quartas, semifinais e decisão do título).
Na primeira fase eram 24 participantes divididos em dois grupos regionalizados. Após oito rodadas (quatro em casa e quatro fora) contra equipes da mesma chave, os oito primeiros de cada avançaram ao mata-mata. As oitavas de final foram em jogos de ida e volta, dentro dos grupos regionalizados. O campeão será conhecido no dia 4 de maio e garantirá vaga na próxima temporada do torneio continental. Além disso conquistará um lugar na Copa Intercontinental da FIFA de 2025 e também para o próximo Mundial de Clubes da FIFA.
O Al Ain, dos Emirados Árabes, é o atual campeão. Oficialmente chamada de ‘AFC Champions League Elite 2024-25’, esta é a 43ª edição do principal torneio de futebol entre clubes da Ásia. Houve não só formato de disputa renovado, como também mudança na logomarca.
Um clube da Arábia Saudita e um do Japão estão na final da Liga dos Campeões da Ásia 24/25
O primeiro classificado finalista foi o Al-Ahli, que levou a melhor no duelo saudita contra o Al-Hilal, no Al Inma Bank Stadium at King Abdullah Sport Cit, em Jidá.
Logo aos nove minutos, em jogada de brasileiros, Roberto Firmino aproveitou cruzamento preciso da esquerda de Galeno e mandou para as redes. Aos 27, o inglês Ivan Toney ampliou. Salem Al Dawsari, artilheiro da competição, agora com 10 gols, diminuiu aos 42, porém depois do intervalo o senagalês Kalidou Koulibaly foi expulso, deixando o time comandado pelo português Jorge Jesus com um a menos. Já nos acréscimos, aos 52, Feras Al Brikan definiu o marcador.
O outro finalista é o Kawasaki Frontale, do Japão, que ganhou por 3 a 2 do Al-Nasr Riyadh, da Arábia Saudita, também no Al Inma Bank Stadium at King Abdullah Sport Cit, em Jidá.
Aos dez minutos, Tatsuya Ito abriu o placar. O senegalês Sadio Mané empatou aos 28, porém Yuto Ozeki, aos 41, recolocou os japoneses na frente. No segundo tempo, Akihiro Ienaga ampliou aos 31 minutos. Ayman Yahya ainda diminuiu aos 42, mas não foi o suficiente para impedir a inédita classificação do Kawasaki Frontale à decisão do título continental.