Libertadores: O que esperar do Palmeiras?
Em meio as desconfianças, Palmeiras estreará nesta terça (13) na competição, contra o River Plate no Uruguai
O Palmeiras tem em seu curriculum 16 participações em Libertadores, e em nenhuma delas ficou de fora em uma fase de grupos, o que acaba por acalma um pouco a torcida, devido ao fortíssimo grupo em que o verdão caiu, junto ao tradicionalíssimo Nacional, o ótimo time do Rosário Central, além do River – URU, que já mostrou contra a LaU, que pode sim dar trabalho no grupo.
Vindo de uma conquista da Copa do Brasil, o alviverde já começa a temporada com desconfianças, sim é cedo, porém reforços chegaram, pré temporada foi feita e o Palestra Itália ainda não encanta. Eu, como não gosto desse tipo de pressão em treinadores, prefiro esperar, porém de fato, a campanha na Libertadores pode definir o futuro de Marcelo Oliveira no comando palestrino. Porém apesar das criticas, Marcelo tem qualidade, assim como o elenco e tem de tudo para mostrar sua força na competição, o que nos resta é aguardar.
“Para vencer a Libertadores é necessário experiencia”, isso o verdão tem de sobra, jogadores como Prass, Dracena, Zé, Arouca, Barrios e até o lesionado Cleiton Xavier, tendem a crescer na competição, e mostrar de fato, o que vieram fazer no Palmeiras: ser campeões.
Fator casa: Mesmo com as possibilidades remotas do verdão ter que jogar fora de seu estádio, o Palmeiras deverá contar com o Allianz Parque para a Libertadores. O estádio dá sinal de força ao Palmeiras, e assim como na Copa do Brasil, a casa do alviverde, será um verdadeiro caldeirão e deverá fazer a diferença, o que será fundamental já na fase de grupos, pois como seus adversários são fortíssimos em seus domínios, para se classificar o verdão não poderá perder pontos em casa, para não se complicar na competição.
Fator elenco: Como dito um pouco acima, o elenco alviverde é experiente, e “copeiro”, muitos atletas já disputaram Libertadores, e a grande maioria esteve presente na campanha do titulo da Copa do Brasil, onde se mostraram decisivos em mata – mata, sem “pipocar”, outro fator fundamental em Libertadores.
Porém, para ir bem e buscar o sonhado bi campeonato da Libertadores, que graças a arbitragem foi perdido em 2000 na final contra o Boca Juniors, o Palmeiras precisa se encaixar e jogar seu melhor futebol, afinal a equipe não vem obtendo bons resultados nesse inicio de temporada. Além da competição também contar com excelentes equipes, que assim como o Palmeiras possuem total condição de chegar ao título.
O Palmeiras é sem dúvidas um dos candidatos ao título, e talvez o brasileiro mais preparado, todavia não pode se prender a isso, e sim provar durante a competição, e se possível já nessa terça feira, contra o perigoso River, que já mostrou ser uma equipe qualificada. Caso o alviverde passe de seu grupo, entra no mata – mata ainda mais preparado, devido a força de seu grupo, que eu particularmente gostei, pois assim a equipe demonstrará, se pode ou não vencer a competição, já enfrentando no inicio equipes também muito qualificadas.
As expectativas dentro do Palmeiras, são de título, o que é sim, muito possível, porém, a equipe irá passo a passo, e a partir de terça – feira, tentar demonstrar que a Sociedade Esportiva Palmeiras, está mais do que preparada para conquistar a América novamente.