Futebol Internacional

León está fora do Mundial de Clubes

Vinicius Fernandes Batista21 de março de 2025
Publicidade

Novo time de James Rodríguez, León tinha vaga assegurada no Mundial de Clubes, mas tem o mesmo proprietário do Pachuca

Como já se esperava, pelo regulamento da FIFA, o León, do México, está fora da primeira edição do Super Mundial de Clubes, que vai de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos. A entidade máxima do futebol fez o comunicado nesta sexta-feira (21).

O León tem o mesmo proprietário de outro clube mexicano no torneio, o Pachuca, e não conseguiu atender aos critérios de propriedade multiclube.

“Após avaliar todas as evidências arquivadas, o presidente do Comitê de Apelação da Fifa decidiu que o CF Pachuca e o Club León falharam em atender aos critérios de propriedade multiclube. […] A Fifa determinou que o Club León será removido da competição, com o clube substituto sendo anunciado no devido tempo”.

Depois que o Pachuca conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf de 2024 (o León havia vencido em 2023), processos disciplinares foram abertos contra ambos os clubes. Com isso, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA encaminhou o caso ao Comitê de Apelações da entidade.

Assim, a vaga no Super Mundial de Clubes deve ficar com a Liga Alajuelense, da Costa Rica. O Grupo D tem também Chelsea, da Inglaterra, Flamengo e Espérance, da Tunísia.

Melhor agremiação ranqueada da Concacaf fora os mexicanos, a Alajuelense já enviou um pedido formal para a FIFA. O clube argumenta que “a reivindicação se baseia nos princípios de elegibilidade estabelecidos no regulamento do torneio e nos requisitos que o clube cumpre”.

O León, que se reforçou com o colombiano James Rodríguez, disse que apelará nas cortes mais altas do esporte. “Nos últimos meses, apresentamos todas as evidências e documentos confirmando que o Club León se administra de forma autônoma em todos os aspectos econômicos, administrativos e esportivos”, diz o comunicado do clube mexicano.

 

Esportes Mais no Facebook

Leia+

Libertadores tem dois brasileiros num mesmo grupo

Bahia avança e Corinthians está fora da Libertadores

Publicidade
Vinicius Fernandes Batista

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Ver publicações

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Publicidade