Léo Santin se torna referência no futebol de base do United Soccer Club
Em pouco tempo nos Estados Unidos, Léo Santin já conseguiu deixar sua marca e conquistar prêmios expressivos com o clube
Desde quando chegou no time sul-americano, Léo Santin implementou seu modelo de jogo e também teve que aprender a lidar com todo o tipo de cultura dentro da equipe. Porém, não imaginava que teria tanto sucesso em pouco tempo, por ser seu primeiro trabalho como treinador.
“Estudei e busquei alcançar esse sucesso, mas não imaginava que teria essa ascensão tão rápida. Sei que posso mais, mas é gratificante para minha carreira iniciar deste modo, tenho motivação para continuar e crescer mais”, comenta o treinador.
Santin foi indicado pelo clube para ser representante na premiação “Coach of the Year – Boy’s Competitive”, pela Associação de Futebol do Alabama e venceu. Em toda a história do clube, foi a segunda vez que alguém ganhou e a primeira que a categoria masculina saiu com o troféu.
Em 2014, o prêmio foi para o feminino. Além de ser coroado também como melhor treinador do Sul do Estados Unidos, pela US Youth Soccer, vencendo 13 estados, incluindo os tradicionais no esporte, como Texas, Flórida e Carolina do Norte.
“Para quem está começando, é um prêmio muito importante, por aqui esse prêmio é muito cobiçado. Ele representa todo o carinho e amor que o treinador tem pelo esporte e a forma de ensinar para seus atletas, além de inspirar e motivar para a continuação do esporte. Ser o primeiro da categoria masculina a vencer é muito gratificante e me faz entender que estou no caminho certo”, vibra Santin.
Para terminar um ano com muitas celebrações, mesmo com todas as adversidades geradas pela pandemia, Léo foi considerado o segundo maior treinador de base na disputa nacional. Um sucesso enorme que chama atenção para novos atletas que sonham em jogar futebol em um país que está evoluindo cada vez mais na modalidade.
“Como eles são apaixonados pelo futebol brasileiro e eu consigo implementar muito da nossa técnica dentro de campo com os meninos, o resultado dentro de campo é sempre acima do esperado, e isso fez com que meu trabalho fosse reconhecido aqui nos EUA”, conclui.
E assim, Santin vai abrindo espaço em uma parte do mercado futebolístico onde não é muito disseminado por profissionais brasileiros e latinos, enfrentando a diferença cultural e explanando todo seu conhecimento sobre o modo de jogo do futebol brasileiro.
Foto: Divulgação