Leia tudo sobre o Pernambucano de 2023
Pernambucano tem 13 clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento
Com a presença de 13 clubes, após imbróglio envolvendo Belo Jardim e Petrolina, o Campeonato Pernambucano de 2023 começou no último sábado (7). Após turno único, os seis primeiros avançam para o mata-mata (os dois melhores vão direto às semifinais) e os quatro últimos colocados serão rebaixados.
Na fase de classificação, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos vermelhos; 5) menos amarelos; 6) sorteio. Nas quartas de final, em jogo único, terceiro e quarto colocados atuam como mandantes, o mesmo acontecendo com primeiro e segundo nas semifinais. Em caso de empate haverá disputa de pênaltis. A final é disputada em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) disputa de pênaltis.
Vale vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D
Campeão e vice estarão garantidos na Copa do Brasil em 2024. Já a terceira vaga será disponibilizada para a equipe perdedora da semifinal que tiver a melhor campanha na primeira fase.
Já para a fase principal da Copa do Nordeste, tomando como base o regulamento da edição de 2023, o Pernambucano reserva apenas uma vaga: a do campeão. No entanto, para a competição regional, o ranking nacional de clubes segue valendo. Assim, o Sport, time do estado mais bem colocado no ranking da CBF, já tem sua vaga assegurada na fase de grupos do Nordestão.
Já os dois times sem divisão mais bem classificados na fase de classificação do estadual obterão as vagas de Pernambuco na Série D do Campeonato Brasileiro em 2024.
Rodada inaugural teve jogo polêmico
Dois jogos da primeira rodada foram adiados. Sport x Íbis não aconteceu na data prevista devido à falta de condições do gramado da Ilha do Retiro. Retrô x Santa Cruz foi postergado porque o time tricolor jogou pelo Pré-Nordestão na data original (e se classificou).
Na partida de abertura do Pernambucano, o Central venceu o atual bicampeão Náutico por 2 a 1, no Lacerdão, em Caruaru. De cabeça, o volante Douglas Bomba marcou o primeiro gol do campeonato. O repatriado Matheus Carvalho chegou a empatar, mas Leandro Costa garantiu o triunfo dos mandantes.
O resultado significaria a sexta derrota seguida do Timbu em jogos oficiais. Somando os amistosos na pré-temporada, o número sobe para oito jogos de jejum (1E e 7D).
No entanto, o Tribunal de Justiça Desportiva-PE agiu com rapidez e atendeu o pedido feito pelo Náutico de impugnação da partida contra o Central. Com isso, o resultado da partida fica em suspenso até a realização de um julgamento, que deve acontecer já na próxima semana.
O pedido foi feito pelo departamento jurídico alvirrubro, entendendo que a arbitragem da partida cometeu um erro de direito ao autorizar uma quarta parada para substituição no time de Caruaru, quando a regra permite apenas três paralisações. Além disso, o árbitro Tiago Nascimento dos Santos não informou a ocorrência na súmula e também foi intimado pelo tribunal para contestar o feito e prestar informações.
Foto: Rafael Vieira/FPF