Leia tudo sobre o Paranaense de 2023
São 12 clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Paranaense
Com a presença de 12 clubes, o Campeonato Paranaense de 2023 começa neste sábado (14). Eles se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam ao mata-mata. Já os dois últimos colocados são rebaixados.
Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.
A fase de quartas de final, semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) disputa de pênaltis. Mando de campo do segundo jogo nas fases de mata-mata são sempre da equipe com melhor campanha na somatória das fases anteriores.
Vale vaga na Copa do Brasil e Série D
Os quatro semifinalistas do Campeonato Paranaense de 2023 garantem participação na Copa do Brasil de 2024. O estadual ainda oferece três vagas para a Série D do Brasileiro aos clubes melhores colocados, com exceção de Athletico, Coritiba, Londrina e Operário, que já estão em divisões acima.
Vale lembrar que vagas podem abrir na Copa do Brasil em caso de classificações à Libertadores de Athletico e Coritiba na Série A, além de um provável título da Série B do Londrina.
Atual campeão estreia em casa no Paranaense de 2023
A 109ª edição será aberta com Rio Branco x Athletico, na Estradinha, em Paranaguá, sábado (14), às 16 horas. No mesmo dia, a partir das 18h30, tem FC Cascavel x Independente São Joseense, no Olímpico Regional, e Maringá x Foz do Iguaçu, no Willie Davids.
Atual campeão, o Coritiba entra em campo no domingo (15), às 16 horas, no Couto Pereira, contra o Aruko, que estreia na elite. No mesmo horário, o Londrina recebe o Azuriz, no Estádio do Café. Fechando a jornada inaugural, Operário x Cianorte, no Germano Krüger, em Ponta Grossa, às 18h30.
Foto: FPF-PR