Leia tudo sobre o Paraibano de 2023
Dez clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Paraibano-2023
Com a presença de dez clubes, o Campeonato Paraibano de 2023 começou no último sábado (7). Após turno único, os quatro primeiros avançam para as semifinais e os dois últimos colocados serão rebaixados.
Na fase de classificação, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos vermelhos; 5) menos amarelos; 6) sorteio. No mata-mata (semifinal e final) são disputados jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) disputa de pênaltis.
Rodada inaugural teve jogos adiados
A pedido dos clubes, dois jogos da primeira rodada foram adiados (Sousa x Auto Esporte e Nacional de Patos x CSP). Além disso, Serra Branca x Botafogo também não aconteceu em função do avanço do Belo na Copa do Nordeste.
O Ministério Público da Paraíba confirmou que, além do Carneirão, que já estava liberado, Almeidão, Amigão e José Cavalcanti também têm condições de receber os jogos programados, ainda que com algumas restrições. Quanto ao Marizão, segue vetado, restando apenas alguns detalhes fáceis de se resolver.
Campinense e Treze começaram vencendo
No jogo de abertura do campeonato, o Campinense, atual bicampeão, venceu a Queimadense por 1 a 0, no Amigão, em Campina Grande. Felipe Araújo foi o autor do único gol, garantindo o triunfo da Raposa, aos 33 minutos do primeiro tempo.
No Almeidão, em João Pessoa, o Treze (punido com a perda de dois mandos pelo STJD) bateu o São Paulo Crystal: 2 x 0. Os dois gols saíram no segundo tempo. Logo com um minuto de bola rolando, Geninho aproveitou cruzamento de Jhonathan Moc, em cobrança de falta e, de cabeça, mandou para o fundo das redes. Felipinho, aos 22, aproveitou sobra de bola dentro da área, se livrou da marcação e fechou a conta.
Foto: Samy Oliveira/Campinense