Resumão: leia os destaques dos campeonatos nacionais da América do Sul no fim de semana
Destaque maior foi no Peru, onde o Alianza Lima goleou o Universitário no principal clássico do país
Neste fim de semana, as rodadas dos campeonatos nacionais da América do Sul tiveram grandes clássicos e algumas zebras
Peru
O futebol peruano lidera a lista porque foi nele que aconteceu o principal jogo do fim de semana. Maior clássico do país, Universitário e Alianza Lima duelaram no Estádio Monumental. Mesmo com milhares de torcedores adversários, o Alianza Lima não tomou conhecimento do rival e goleou por 4 a 1. O destaque da partida foi o jovem Jairo Concha, que marcou os dois primeiros gols do Alianza. Mesmo com a vitória, os Branquiazuis estão somente na décima segunda posição, com onze pontos. Já os Merengues, que perderam o segundo clássico consecutivo para o rival, estão em sexto lugar com dezesseis pontos. Terceiro gigante do país, o Sporting Cristal venceu o Deportivo Municipal em uma partida incrível que terminou 6 a 4. A Máquina Celeste está em oitavo lugar, com quinze pontos. O líder do Apertura é o Cienciano, com 21 pontos.
Paraguai
A décima rodada do Torneio Apertura no Paraguai teve dois clássicos. No mais importante, que valia a liderança, o Cerro Porteño goleou o Libertad por 4 a 0 e divide a liderança com o próprio Libertad. As duas equipes estão com 25 pontos. No outro dérbi, o Guarani perdeu em casa para o Nacional, que depois de um péssimo início de competição, venceu a terceira consecutiva e subiu para o quinto lugar. O Guarani é o oitavo. O Olímpia é o quarto colocado e tem quinze pontos, mas não vence há três rodadas no torneio local.
Uruguai
No Uruguai, Peñarol e Nacional empataram seus jogos e seguem no meio da tabela. No sábado, o Carbonero empatou sem gols com o lanterna Cerrito. No domingo, Ocampo, aos 44 minutos do segundo tempo, impediu o Nacional de perder para o River Plate. O placar final foi 1 a 1. Os dois gigantes têm 13 pontos. O Nacional é o sexto e o Penãrol é o sétimo. O líder isolado é o Deportivo Maldonado, que venceu pela terceira vez consecutiva e chegou aos 22 pontos.
Equador
O líder Barcelona perdeu para a LDU por 2 a 0, fora de casa, e viu a Liga Deportiva Universitária diminuir a diferença para três pontos. A LDU é vice-líder. Terceira colocada, a Universidad Católica venceu o Independiente Del Valle por 3 a 1. O Del Valle é o sétimo. Em quarto lugar, o Emelec venceu o Nueve de Outubre por 2 a 1.
Colômbia
Na Liga Colombiana, os três primeiros (Nacional, Tolima e Millonarios) perderam. O vencedor da rodada foi o Junior Barranquilla, que venceu em casa e subiu para o quinto lugar.
Venezuela
Na Venezuela, o líder Monagas venceu e se aproveitou dos tropeços de Táchira e La Guaira para se isolar na liderança. Maior clube do país, o Caracas perdeu na rodada e faz um campeonato ruim: é somente o décimo primeiro colocado, com dez pontos.
Bolívia
No grupo A do Campeonato Boliviano, o líder isolado é o Palmaflor, que venceu na rodada. Bolívar e Blooming lideram o Grupo B. Os dois times se enfrentaram na rodada, e o Bolívar goleou: 6 a 0.
Argentina
Os destaques da Copa Liga Profissional no fim de semana foram: a goleada do líder do Grupo B, o Estudiantes, por 6 a 1 sobre o Barracas Central, a polêmica vitória do River, de virada, sobre o Banfield, e o tropeço do Boca, que somente empatou em casa com o Lanús. O líder do grupo A é o Racing, que venceu o Unión por 1 a 0.
Chile
No Campeonato Chileno, o líder Colo-Colo venceu o Cobresal por 2 a 1. Com 20 pontos, o Cacique disputa a liderança da competição com o Unión Española, que também venceu na rodada. Em crise, a Católica perdeu para o Huachipato, por 1 a 0, e está em nono. Pior crise vive a LA U, que venceu somente um dos últimos oito jogos, é a décima primeira colocada e nesta rodada empatou sem gols com o Palestino.