LDU perde para o Independiente del Valle, mas conquista o bi
LDU Quito havia goleado o Independiente del Valle por 3 a 0 na partida de ida da final do Campeonato Equatoriano e tinha boa vantagem
Na partida de volta da finalíssima do Campeonato Equatoriano Série A 2024, o Independiente del Valle, campeão da Fase 1, venceu a LDU, campeã da Fase 2 (espécie de segundo turno), por 1 a 0, neste sábado (14), no estádio Banco Guayaquil, em Quito.
Com ampla vantagem por ter feito 3 a 0 na ida, no estádio Rodrigo Paz Delgado, também na capital, a LDU deixava a bola com o time da casa e se propunha a contragolpear. Além disso, o veterano goleiro Alexander Domínguez, conhecido mundialmente por sua artimanha de fazer cera, novamente mostrou ser “especialista em gastar tempo”.
As duas equipes tiveram oportunidades de marcar, mas os goleiros e a má pontaria fizeram diferença. O IDV abusava dos centros para a área. Na chance mais clara do primeiro tempo, já nos acréscimos, Renato Ibarra cobrou falta, Domínguez tocou na bola e ela bateu no travessão.
No segundo tempo, aos poucos o time “negriazul” foi perdendo intensidade e clareza nas jogadas, enquanto a LDU seguia bem postada atrás e nos últimos 15 minutos nem passava mais do seu campo. Com nove minutos de acréscimos, aos 51, Luis Zárate enfim estufou as redes para dar a vitória aos locais.
Assim, com o placar global de 3 a 1, a LDU conseguiu seu 13º título equatoriano e o terceiro bicampeonato nacional na história. Os Albos venceram pelo segundo ano consecutivo a IDV na final. Aliás, o Independiente del Valle vai se especializando em vices. Mês passado, perdeu o título da Copa do Equador, diante do El Nacional, no jogo único da final, com derrota por 1 a 0.
A Liga de Quito se igualou ao El Nacional na quantidade de títulos nacionais (13), ficando atrás somente de Emelec (14) e Barcelona (16).
Leia+
LDU conquista Fase 2 e está na final do Campeonato Equatoriano