LDU e Independiente del Valle avançam na Copa Equador
LDU e Independiente de Valle se juntam a Universidad Católica e Mushuc Runa nas quartas de final da Copa Equador de 2024
A edição 2024 da Copa Equador teve a sequência de sua terceira fase, as oitavas de final, que conta com a presença de 11 clubes da elite do país. LDU e Independiente del Valle confirmaram seus favoritismos e avançaram, juntando-se a Universidad Católica e Mushuc Runa.
Jogando em casa, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, a Liga Deportiva Universitaria meteu 3 a 0 no Deportivo Cuenca. Madison Julio, Álex Arce e Gabriel Villamil anotararam os gols dos ‘albos’.
Atual campeão, o Independiente del Valle sofreu, mas bateu o Cuniburo, por 2 a 1, de virada, como visitante no estádio Atahualpa, também na capital. Todos os gols saíram no segundo tempo. José Lugo abriu o placar aos nove minutos para os locais, atualmente líderes da Série B. No entanto, o colombiano Jeison Medina empatou aos 20 e já nos acréscimos, aos 48, Keny ‘Cheche’ Arroyo levantou bola na área e o goleiro Luis Duque saiu errado, mandando para as próprias redes e definindo o marcador.
Os demais confrontos das oitavas de final são os seguintes: Emelec x Técnico Universitario, Santo Domingo x El Nacional, Aucas x Libertad e Guayaquil City x Delfín.
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as quartas de final. serão realizadas em jogos únicos. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. Em 2023 o torneio não aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”, além de ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.