LDU de Quito se classifica nos pênaltis na Copa Equador
LDU empata por 0 a 0 contra o Bonita Banana, fora de casa, e venceu nos pênaltis para ir às oitavas da Copa Equador de 2024
A edição 2024 da Copa Equador teve a sequência da sua segunda fase. Depois das classificações de Aucas, El Nacional, Mushuc Runa, Deportivo Cuenca, Universidad Católica e Libertad e as eliminações de Imbabura, Macará e Barcelona, mais um clube da elite entrou em campo.
A LDU de Quito ficou no 0 a 0 contra o Bonita Banana, da terceira divisão do país, no estádio 9 de Mayo, na cidade de Machala.
Treinador da equipe visitante, Pablo ‘Vitamina’ Sánchez pôs em campo um time misto, pensando em dar mais minutos a alguns jogadores e descanso aos que estiveram em campo pela Copa Sul-Americana.
Com o placar em branco, houve decisão por pênaltis. Destaque para o goleiro Gonzalo Valle, que pegou três cobranças. Alex Arce, Lisandro Alzugaray e Michael Estrada converteram e a LDU de Quito saiu de campo vitoriosa por 3 a 0.
Com a classificação às oitavas de final, a LDU ganha 30 mil dólares de premiação. Agora irá encarar o Deportivo Cuenca, em data ainda indefinida.
Demais duelos dos 16avos de final da Copa Equador:
- Vicentino Dragons 0 x 2 Libertad
- Baños Ciudad del Fuego 1 x 1 El Nacional (1 x 3 nos pênaltis)
- La Castellana 1 x 5 Aucas
- Deportivo Santo Domingo x Orense
- La Paz 0 x 1 Universidad Católica
- Leones del Norte 0 x 0 Mushuc Runa (4 x 5 nos pênaltis)
- Independiente Juniors 2 x 0 Barcelona
- Olmedo x Independiente del Valle
- Santa Elena Sumpa 0 x 0 Imbabura (9 x 8 nos pênaltis)
- Junior x Delfín
- Guayaquil City x Cumbayá
- AV25 x Emelec
- La Cantera de Pastaza x Técnico Universitario
- Cuniburo 3 x 1 Macará
- Manta 1 x 3 Deportivo Cuenca
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as oitavas e as quartas de final serão realizadas em jogos únicos, sempre com a equipe de pior divisão/colocação atuando como local. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. O campeão foi o Independiente del Valle, que ganhou a final contra o 9 de Octubre. Em 2023 o torneio aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”, além de ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.
Leia+