LDU conquista Fase 2 e está na final do Campeonato Equatoriano
LDU Quito goleou o Deportivo Cuenca e agora irá encarar o Independiente del Valle na final do Campeonato Equatoriano
A última rodada da Fase 2, o segundo turno do Campeonato Equatoriano Série A 2024, chegou ao fim. Melhor para a LDU, que goleou o Deportivo Cuenca, em casa, e assegurou o título. Agora vai encarar o Independiente del Valle, campeão da Fase 1, na finalíssima.
Com os três pontos recuperados no tribunal, a Liga Deportiva Universitaria dependia apenas de si para assegurar o primeiro lugar e impedir a conquista antecipada do título nacional por parte do IdV.
O início foi arrasador. Gabriel Villamil, aos três, e Bryan Ramírez, aos oito minutos, rapidamente resolveram a fatura. Ainda no primeiro tempo, Álex Arce, aos 22 e depois aos 42 minutos, ampliou. Na etapa final, mais um gol de Gabriel Villamil, aos 45 minutos, completando a surra do conjunto de Quito.
Assim, a LDU está na finalíssima do campeonato pela segunda temporada consecutiva e vai à luta do bi. Em 2023 foi campeã justamente em cima do Independiente del Valle.
A partida de ida se disputará domingo (8), às 15h30 locais, no estádio Casa Blanca, enquanto que a volta será no outro sábado (14), também às 15h30 locais, no estádio Banco de Guayaquil.
Rodada definiu rebaixados e classificados à Sul-Americana
Na tabela acumulada de pontos ganhos (somando os pontos obtidos nos dois turnos), que serve para definir os representantes do país nas competições sul-americanas e também o rebaixamento, enfim tudo definido.
Os quatro equatorianos na Copa Libertadores da América de 2025 já eram conhecidos: Independiente del Valle, LDU Quito (ambos direto na fase de grupos), Barcelona (Fase 2) e El Nacional (Fase 1), este último via Copa Equador.
Na Copa Sul-Americana do ano que vem se garantiram junto com Universidad Católica e Aucas, Mushuc Runa e Orense, beneficiados pela derrota do Técnico Universitário.
E os três últimos colocados – Libertad, Imbabura e Cumbayá – seguiam juntos na tabela de classificação, com 24 pontos. Apenas um irá se livraria da queda. O Libertad ganhou do Emelec e se safou. Pior para Imbabura (1 x 2 Aucas) e Cumbayá (4 x 6 Delfín).