“La U” elimina o Coquimbo e se classifica à final da Copa Chile
Universidad de Chile é a primeira finalista da Copa Chile de 2024
A edição 2024 da Copa Chile, o torneio mais antigo do país, teve a definição de seu primeiro finalista. Em jogo de volta da fase semifinal, neste domingo (13), a Universidad de Chile derrotou o Coquimbo Unido por 1 a 0, no estádio Nacional, em Santiago, diante de 35.143 espectadores.
Após empate por 0 a 0 na ida, quem vencesse se classificaria para a disputa do título do torneio. O time universitário tinha o cartaz de favorito, não ser por ser o líder do Campeonato Chileno, mas também pelo fato de o seu rival ser o dono da pior campanha do returno da competição.
“La U” começou com afã ofensivo e tomando conta do jogo, mas faltava precisão nas finalizações. Aos poucos, o “Pirata” foi equilibrando as ações e também teve suas chances.
Já perto do apito final, aos 44 minutos do segundo tempo. Jogada de Lucas Assadi, que mandou a bola para a área. O goleiro Diego ‘Mono’ Sánchez cortou mal e o argentino Luciano Pons, o questionado camisa 9, virou o herói da classificação ao estufar as redes. Já nos acréscimos, outros dois argentinos, Andrés Chávez (C), aos 48, e Franco Calderón (U), aos 52, foram expulsos, ficando dez de cada lado.
Assim, “La U” é a primeira finalista da Copa Chile. Na outra série, o Ñublense aguarda o vencedor de Puerto Montt x Huachipato. O sobrevivente fará a semifinal contra o ganhador de Magallanes x Colo Colo.
Aliás, o atual campeão é o Colo-Colo. O time albo, de virada, venceu o Magallanes (vencedor em 2022), por 3 a 1. O jogo único da final de 2023 aconteceu no estádio Tierra de Campeones, na cidade de Iquique. O Cacique levou o troféu pela 14ª vez da Copa Chile, com uma campanha de seis vitórias e dois empates.