Juventus conquista a Copa da Itália
Graças ao solitário gol de Vlahovic, Juventus vence Atalanta e é campeã da Copa da Itália 23/24
Em jogo único da final da Copa da Itália 2023/2024, a Juventus venceu a Atalanta, pelo placar de 1 a 0, no Stadio Olimpico, na capital Roma, nesta quarta-feira (15).
O único gol da partida saiu logo aos quatro minutos do primeiro tempo, quando o sérvio Duan Vlahović aproveitou lançamento de Andrea Cambiaso, arrancou até a entrada da área e chutou na saída do goleiro Marco Carnesecchi.
A dupla voltou a aparecer aos 27 minutos da segunda etapa. Cambiaso cruzou da direita e Vlahovic, no meio da área, cabeceou sem chance para o goleiro. No entanto, o gol foi checado pelo VAR e o impedimento marcado.
Aos 32, o nigeriano Ademola Lookman, na entrada da área, pela esquerda, cortou para o meio e chutou forte, acertando a trave direita da Juve, que respondeu aos 37, em chute cruzado de Fabio Miretti, no travessão.
Assim, a Juventus conquistou pela 15ª vez a Copa da Itália, ampliando seu recorde na competição. Capitão, Danilo ergueu a taça no palco montado após o jogo. Os outros dois brasileiros campeões foram Bremer, também titular na final, e Alex Sandro, lesionado.
O técnico Massimiliano Allegri, cotado para deixar a Juventus ao fim da temporada, passou a ser o treinador com mais títulos na Copa da Itália. Agora são cinco, um à frente do sueco Sven Goran Eriksson e de Roberto Mancini. As cinco conquistas (2014/15, 15/16, 16/17, 17/18 e 23/24) foram à frente da Juve, onde esteve de 2014 a 2019 e retornou em 2021.
Por outro lado, a Atalanta não conseguiu encerrar seu jejum de 61 anos sem título de expressão, e tem como principal conquista na história justamente a Copa da Itália de 1962/63.