Bola de Ouro: Jornalista reconhece erro com Vini Jr.
Jornalista finlandês reconhece erro ao ‘esquecer’ de incluir Vini Jr. em lista da Bola de Ouro e vai renunciar ao júri
A polêmica vitória do espanhol Rodri como melhor do mundo após votação de 99 jornalistas na Bola de Ouro continua repercutindo. Eram cem, mas a Síria se absteve. Neste sábado (9), o jornalista Juha Kanerva fez uma revelação.
O finlandês, do veículo Ilta-Sanomat, admitiu que cometeu um erro grave ao se esquecer de incluir na lista da premiação o brasileiro Vini Jr, que era o mais cotado a ganhar o prêmio, mas perdeu por 41 pontos para o jogador do Manchester City, da Inglaterra.
O anúncio veio em uma publicação de Kaverva no X (antigo Twitter), ao responder uma página de fãs do Real Madrid que o citou como um dos três jornalistas que deixaram o atacante brasileiro de fora dos dez melhores da Bola de Ouro.
— Meu erro técnico. Vou renunciar ao júri da Bola de Ouro — comentou o jornalista finlandês, em post no X.
O finlandês colocou Rodri em primeiro, Haaland em segundo e Bellingham em terceiro, votando, por exemplo, em nomes como Rice e Wirtz.
Além dele, outros dois jornalistas fizeram o mesmo. Sheefeni Nikodemus (Namíbia) e Bruno Porzio (El Salvador), que também “ignoraram” o brasileiro. Aliás, o salvadorenho é torcedor fanático declarado do Barcelona e faz várias postagens criticando e debochando do Real Madrid. Ademais, já havia falado em entrevista para o “El Gráfico TV” que não considerava o brasileiro um jogador decisivo e que tinha colocado o fair play como primeiro critério, elegendo para o top 3: Bellingham, Haaland e Kroos.
Ao todo, Rodri ficou em primeiro lugar em 49 listas. Vini Jr. ficou na primeira colocação em 35. Na pontuação geral, a diferença entre eles foi de 41 pontos.