Internacional tem a vantagem do empate, Ju busca vitória histórica no Beira Rio
Internacional e Juventude entram em campo neste domingo, dia 08 de maio, para decidir os últimos 90 minutos da decisão do Campeonato Gaúcho de 2016. O colorado jogando em seu estádio tem a vantagem de ter vencido o jogo de ida em Caxias do Sul por 1 a 0. Para o Juventude só a vitória interessa, 1 a 0 para a equipe de Caxias levará a decisão para os pênaltis, vitória de 2 a 1, 3 a 2 e assim por diante dá o título a equipe da serra.
Há um empate do Hexa Campeonato, o Internacional não fez mistério no treino de sexta, Argel inclusive confirmou a equipe titular que deverá começar o jogo de domingo, com Alisson no gol, PC Magalhães, Paulão, Ernando e Artur formando a linha de zaga, Fabinho, Fernando Bob a dupla de volantes, Anderson, Andrigo os meias ofensivos, contando com Aylon e Sasha no ataque.

Ainda pelo lado colorado, domingo poderá marcar a despedido do goleiro Alisson, acertado com a Roma, o arqueiro colorado foi convocado por Dunga para representar a seleção brasileira na Copa América. São praticamente 24 meses a frente da meta do gol colorado, apesar de ter apenas 23 anos, Alisson virou sinônimo de confiança por parte do grupo e também da torcida, não a toa ganhou a braçadeira de capitão. Além da despedida de Alisson, fica a expectativa em cima do garoto Andrigo, melhor em campo no jogo de ida, onde inclusive fez o gol da vitória, o meia colorado busca se afirmar de vez no time titular.
Roberson em entrevista durante a semana transmitiu a mensagem do vestiário da equipe da serra, “fazer o jogo perfeito”. Roberson como todo o elenco do Juventude tem em mente que a vantagem é toda do Inter, que tecnicamente o adversário é mais qualificado, por isso o Juventude precisa ser cirúrgico no jogo, não pode dar espaços e aproveitar as oportunidades que surgirem.
Exemplos não faltam para a Papada acreditar, em 1998 o Juventude se sagrou campeão em cima do Inter, aliás este foi o único título gaúcho da equipe em toda a história. No ano seguinte o Juventude a
prontou de novo em cima do colorado, e este jogo serve de exemplo, após um empate sem gols no Alfredo Jaconi, o Juventude goleou o Internacional por 4 a 0 em pleno Beira Rio pelas semifinais da Copa do Brasil, na final o Ju calou o maracanã ao se sagrar campeão em cima do Botafogo.
A equipe de Caxias já está na capital Porto Alegre, na sexta-feira a equipe realizou um treino no CT Luiz Carvalho com portões fechados, apesar disso, o técnico Antônio Carlos não deve fazer grandes mudanças no time em relação ao primeiro jogo. A única novidade certa é Helder, que retoma a titularidade após cumprir suspensão. No meio-campo, Lucas pode permanecer e, com isso, Itaqui ou Bruno Ribeiro iniciarem na reserva.
