Inglaterra e Espanha estão nas quartas da Euro
Atual vice-campeã sofreu, enquanto espanhóis aplicaram goleada nas oitavas da Euro
A Euro 2024 está sendo disputada na Alemanha. O torneio continental conta com 24 seleções divididas em seis grupos e jogos em dez estádios de 10 cidades diferentes. Esta é a segunda vez que a Alemanha recebe a Eurocopa. A outra foi em 1988, quando o país ainda não havia passado pela reunificação. A final da Euro será no dia 14 de julho, em Berlim.
Inglaterra empata nos acréscimos e vence na prorrogação
No primeiro duelo de domingo (30) pelas oitavas de final, a atual vice-campeã Inglaterra esteve muito perto da eliminação na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen.
Ivan Schranz abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Os comandados de Francesco Calzona seguiram em vantagem até o último minuto de acréscimo dado pelo árbitro na etapa final, já aos 50, quando Jude Bellingham empatou com uma bicicleta, no contrapé do goleiro. Logo no início da prorrogação, no minuto inicial, Harry Kane, de cabeça, virou o jogo e qualificou os Três Leões para encararem a Suíça nas quartas de final.
Espanha leva susto, mas dá show e avança sem sustos na Euro
Depois, a Espanha venceu a Geórgia, de virada, com uma goleada por 4 a 1, no RheinEnergieStadion, em Colônia. Com amplo domínio da posse de bola, diante de um adversário que mantinha todos os 11 atletas no seu campo de defesa à espera de um contra-ataque, a seleção espanhola chegou a ter 90% da posse de bola e buscava as finalizações de fora da área.
No entanto, a supreendente Geórgia, que vinha de vitória sobre Portugal, quem saiu na frente, aos 17 minutos. Kakabadze cruzou na área e Le Normand mandar contra as próprias redes. Foi o primeiro gol sofrida pela “Furia” na competição. Contudo, os espanhóis não se abalaram e continuaram pressionando, até que Rodri, aos 38, empatou com um chute rasteiro de fora da área, no canto.
A virada veio aos seis minutos do 2º tempo. Lamine Yamal levantou na cabeça de Fabián Ruiz, na segunda trave. Mamardashvili ainda tentou defender, mas não conseguiu. Aos 29, Nico Williams fez um golaço, num contr-ataque. Fabián Ruiz lançou e o atacante partiu de antes do meio de campo, pela esquerda. Na entrada da área deu um lindo drible em Gvelesiani e em seguida bateu no alto, sem chances para o goleiro. Dani Olmo, que havia começado no banco, decretou a goleada aos 37. Ele recebeu de Oyarzabal na entrada da área e, de canhota, bateu no canto direito.
Agora, em um dos duelos mais aguardados do torneio, envolvendo simplesmente as duas maiores vencedoras na história da competição (três títulos cada), a Espanha enfrentará a anfitriã Alemanha, nas quartas de final, sexta-feira (5), em Stuttgart.