Independiente visita a Nacional no primeiro jogo oficial entre as equipes

(Imagem: ole.com.ar)

No Paraguai e sem equipe definida, Independiente enfrenta o Nacional pelo jogo de ida das quartas da Copa Sul-Americana 2017

Na noite desta quarta-feira(25), o Independiente e o Nacional do Paraguai duelam no estádio Defensores del Chaco, em Assunção – Paraguai, às 20:15 hs, horário de Brasília, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana no que será o primeiro enfrentamento oficial entre as equipes.

Histórico na competição

Os “Diablos Rojos” chegam a esta instância após duelo equilibradíssimo com o Atl. Tucumán.

O jogo de ida, em Tucumán, foi vencido por 1 a 0 pelos donos da casa e na volta, no Libertadores de América, o “Rey de Copas” mostrou toda sua mística copeira ao vencer por 2 a 0, gols de Leandro Fernandez e Benitez, com um jogador a menos (Tagliafico expulso no início do segundo tempo) e um pênalti errado para cada lado, num desses jogos que ficarão para a história.

O Nacional acedeu a está etapa após eliminar, contundentemente, o Estudiantes de La Plata com duas vitorias por 1 a 0 com gols de Luis Caballero, no jogo de ida em Assunção, e de Miguel Jacquet na volta, em La Plata – Buenos Aires.

O clube paraguaio tinha eliminado previamente times de tradição como Cruzeiro (vencendo nos pênaltis, após resultados de 2 a 1 para cada lado) e Olímpia do Paraguai (por gol de visitante). Pelo Clausura 2017, a “Academia” vem de um empate em casa com o Rúbio Ñu. O time visitante saiu vencendo com gol Correa e Ariel Nuñez, que veio do banco, empatou para o local.

Independiente

Ariel Holan não definiu a equipe para a partida. Com Tagliafico suspenso por expulsão e Benitez ainda não recuperado 100% de uma sobrecarga no musculo posterior da coxa, o treinador testou várias mudanças durante os últimos dias.

Na defesa deve aparecer Fernando Amorebieta e no lugar do atacante, Sanchez Miño. Com isto o treinador tem a opção de jogar num 3-4-3, adiantando Fabricio Bustos e com Sanchez MIño na ala esquerda no meio de campo, ou manter o esquema 4-2-3-1 que tem usado nos últimos jogos, deslocando Gastón Silva para a lateral esquerda e Sanchez Miño na ponta pelo mesmo lado do campo.

No meio de campo Nery Dominguez deve retornar à equipe e acompanhar Diego Rodriguez. Outro lugar onde deve haver mudanças é no ataque. Nos amistosos contra o Estuandiante de Caseros feitos no fim de semana, Albertengo ocupou o lugar de Leandro Fernandez e tudo indica que será da partida.

Para o Rey de Copas o duelo tem o intuito de afastar os problemas extracampo com o que o time sofreu durante a semana.

Na quinta-feira passada, o treinador Ariel Holan foi abordado na saída do treino por integrantes da torcida organizada do clube, liderados por Pablo “Bebote” Alvarez que teria invadido o carro do treinador e solicitado U$S 50.000,00 para, supostamente, financiar a viagem dos torcedores ao Paraguai. Acompanhados pelos seus assistentes, Holan conduziu o carro até um restaurante seguido pelos membros da organizada onde recebeu ameaças.

O treinador prestou queixa, mas publicamente declarou:

“Não tenho nada que calar e falar, meu problema são as coisas esportivas. Este jogo é o mais importante. Só falo de futebol, do resto cuidam meus advogados” E afirmou: “Não vou renunciar, que extorquirem o que quiserem”.

Nacional-PAR

Pelo lado dos donos da casa a equipe que irá a campo será bastante similar à que visitou o Estudiantes de La Plata.

As mudanças se dão no meio de campo: Jonathan Santana, poupado no final de semana, retorna à equipe titular. Edgardo Orzuza, já recuperado da lesão que o tinha afastado dos gramados, ainda é dúvida. Como centroavante Luís Caballero retoma seu lugar deslocando o jovem Adam Bareiro ao banco de reservas.

Ídolo em comum

Nacional e Independiente compartilham a idolatria por uma lenda do gol: Arsenio Érico.

Prévio ao jogo, as equipes farão uma homenagem ao artilheiro que com apenas 15 anos estreou no futebol professional vestindo a camisa do Nacional, lá pelo início dos anos 30.

Numa serie amistosos na Argentina durante 1931, chamou a atenção de vários clubes, entre eles o Independiente.

No 6 de maio de 1934, estreia com a camisa Roja contra o contra o Boca, mas só viria a marcar seus primeiros dois gols na semana seguinte contra o Chacarita Jrs. Nos anos ’37, ’38 e ’39, marca 47, 43 e 40 gols respectivamente em 34 jogos, levando os Diablos Rojos ao título nos anos 1938 e 1939 no que seria um dos melhores times da história do futebol argentino, com um memorável ataque compartido com Vicente de la Mata, Antonio Sastre e José Zorrilla.

 

Arsenio Érico, o “Saltarín Rojo”, ídolo no Nacional e no Independiente. (Imagem: conmebol.com)

 

Retornou ao Nacional no início dos anos 40 para realizar um sonho: levar seu querido clube ao título nacional. Após está conquista volta ao Independiente em 1943, já sem o brilho de outras épocas, mas anotando gols que o converteram no maior artilheiro da história do futebol argentino com 293 tentos em 332 jogos.

Anos após sua aposentadoria dirigiu o Nacional, clube cujo estádio leva seu nome. Já o Independiente batizou uma de suas arquibancadas com o nome do artilheiro paraguaio conhecido como “Saltarín Rojo”.

 

Ficha técnica: Nacional (Paraguai) x Independiente

Data: 25/10/2017.

Horário: 20:05 h, horário de Brasília

Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção, Paraguai.

Arbitragem: Leodán González (URU).

 

Nacional: Santiago Rojas; Carlos Bonet, Herminio Miranda, Miguel Jacquet, Rodrigo Rojo; Juan Argüello, Miguel Paniagua, Edgardo Orzusa o José Ariel Núñez, Jonathan Santana; Juan Manuel Salgueiro y Luis Caballero. Técnico: Roberto Torres.

Independiente: Martín Campaña; Fabricio Bustos, Alan Franco, Fernando Amorebieta, Gastón Silva, Juan Sánchez Miño; Diego Rodríguez Berrini, Nery Domínguez; Maximiliano Meza, Ezequiel Barco; Lucas Albertengo. Técnico: Ariel Holan.

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Liverpool campeão do Torneo Apertura
Liverpool conquista "Torneo Apertura" uruguaio
Torneo Apertura uruguaio
Domingo de decisão no "Torneo Apertura" uruguaio
Guabirá
Guabirá estreia na Copa Bolivia com vitória graças a brasileiros
Central Córdoba Rosario
Central Córdoba Rosario é o primeiro classificado às oitavas da Copa Argentina
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei