
Após empate em casa, Independiente Santa Fe venceu Independiente Medellín, fora de seus domínios, e conquistou o título do Campeonato Colombiano
O Campeonato Colombiano, oficialmente chamado de “Liga BetPlay”, conheceu o seu novo campeão. Após empate por 0 a 0 no estádio Nemesio Camacho El Campín, em Bogotá, o Independiente Santa Fe venceu o Independiente Medellín, fora de casa, por 2 a 1.
A partida decisiva aconteceu no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, diante de 44 mil torcedores. O DIM saiu na frente com o gol do argentino Francisco Fydriszewski, aos 18 minutos, aproveitou cruzamento da esquerda de Francisco Chaverra. No entanto, aos 30, Harold Santiago Mosquera aproveitou rebote dentro da área e de cabeça mandou a bola para o fundo as redes.
Com grande atuação de Daniel Torres no meio-campo, o Santa Fe controlava as ações e passou a ter a iniciativa ofensiva, enquanto o Independiente Medellín, mesmo com as substituições realizadas, não conseguia se impor.
Aos 24 minutos do segundo tempo, o veterano Hugo Rodallega (ex-Bahia), de 39 anos, visivelmente sem condições físicas de seguir em campo, sentiu fortes dores na região da virilha da perna direita. Já sendo consolado pelos colegas de time e até adversários, emocionado, participou de um gol de superação.
Aos 34, ele acionou Edwar López pelo lado direito e se encaminhou com dificuldade para a área. O cruzamento rasteiro para trás encontrou Rodallega livre, quase na marca do pênalti, para bater de primeira e marcar um gol histórico. O da virada e do título dos visitantes. Foi o 16º gol do atacante no campeonato.
Assim, o Santa Fe conquistou o seu décimo título na liga colombiana, encerrando um jejum que vinha desde 2016. A equipe bogotana já garantiu presença na Copa Libertadores da América do ano que vem.