
Racing Santander, da segunda divisão, bate Athletic Bilbao, no estádio La Maruca, em Muriedas, e fica com o Trofeo Memorial de Nando Yosu
Em partida da pré-temporada 2025/2026, valendo o título do II Trofeo Memorial de Nando Yosu (o Alavés venceu a primeira edição), o Racing Santander derrotou o Athletic Bilbao, por 2 a 1, no estádio La Murca, em Muriedas, diante de aproximadamente quatro mil torcedores.
José Alberto colocou a única contratação do Racing como titular: o goleiro búlgaro Plamen Andreev, que havia feito apenas dois treinos com os novos companheiros. Já Ernesto Valverde escalou um time com caras menos conhecidas e improvisando Adu Ares na lateral direita e Lekue na zaga.
O Racing, jogando com cinco atrás em vez do habitual 4-2-3-1. começou melhor e nem parecia se preocupar com o fato de estar diante de uma equipe que disputará a Liga dos Campeões da Europa. Apesar disso o placar seguiu inalterado para o descanso.
No segundo tempo, o ritmo diminuiu com as substituições. No entanto, as redes balançaram. Aos dez minutos, córner da esquerda cobrado por Clément Michelin e uma grande testada no primeiro pau de Salinas. Os dois times tiveram chances, mas quem marcou novamente foi o Racing, com Suleiman, aos 44, após um erro defensivo adversário. Já nos aos 49, de cabeça, Vesga descontou para o Athletic.
Ficha técnica: Racing Santander 2 x 1 Athletic Bilbao
Racing: Plamen; Yeray; Mantilla, Hernando, Salinas, Sangalli; Andrés, Aldasoro, Maguette, Vicente; Jeremy. Também jogaram Izan, Ezkieta, Michelin, Mario, Saúl, Castro, Sergio Martínez, Solórzano, Diego Díaz, Suleiman e Rodri Ramos.
Athletic: Padilla; Ares, Lekue, Egiluz, Adama Boiro; Rego, Jauregizar; Nico Serrano, Unai Gómez, Rober Navarro; Guruzeta. Também jogaram De Luis, Yuri, Sancet, Areso, Vesga, Izeta, Berenguer, Peio Canales e Prados.