Guia do Campeonato Brasileiro 2017 – Bahia
Confira um pouco sobre a história do Bahia no Campeonato Brasileiro e como a equipe virá para a competição em 2017
O Esporte Clube Bahia vem para esse Campeonato Brasileiro com o objetivo de fazer uma campanha melhor do que nos anos anteriores que disputou a principal competição nacional. O time que estava disputando a Série B no ano passado, chega nessa temporada almejando ao menos uma campanha digna há tradição do clube.
O clube é Bi-Campeão Brasileiro e teve suas glórias em 59 e 88, inclusive uma delas contra o Santos do Rei Pelé. Pensar em título é quase uma questão impossível nessa temporada, mas almejar uma das seis vagas na Libertadores já seria uma conquista. Nos últimos campeonatos a equipe ficou na beira da zona de rebaixamento, e acabou caindo em 2014. O clube veio da série B na quarta colocação, posição que deixou o torcedor bastante revoltado pelo elenco que foi montado.
Destaque
O meio argentino, Agustín Allione, vem sendo o destaque do Bahia ao lado de Régis neste início de temporada. O jogador que veio emprestado do Palmeiras com a opção de compra para o Tricolor, caiu ainda mais nos braços da torcida após o BaVi que garantiu o Bahia na final da Copa do Nordeste. O argentino fez um lindo gol na Arena Fonte Nova e deu números inicias a partida.
Comandante
Guto Ferreira, apelidado pela torcida Tricolor de “Gordiola”, é um treinador que veio da Chapecoense para o Bahia no meio do ano passado e subiu a equipe para Série A. O técnico não é unanimidade com a torcida tricolor. As críticas que mais são direcionadas, é relacionadas ao comportamento que o time tem fora de casa, pois em seus domínios, a equipe joga bastante intensidade e qualidade. Mas é indiscutível os bons trabalhos do treinador na carreira, o último dele foi na Chapecoense, fazendo uma boa campanha ano passado, antes da sua vinda para o esquadrão.
Chegaram: Matheus Sales (M, Palmeiras), Zé Rafael (A, Londrina), Allione (M, Palmeiras), Armero (L, Udinese-ITA), Diego Rosa (A Montedio Yamagata-JAP), Gustavo (A, Corinthians), Matheus Reis (L, São Paulo), Wellington Silva (L, Fluminense), Edson (M, Fluminense), Maikon Leite (A, Toluca-MEX).
Saíram: Muriel (Internacional), Moisés (Corinthians), Luiz Antônio (Chapecoense), Allano (Cruzeiro), Misael (Red Bull Brasil), Vitor Rangel (Ceará), Renato Cajá (Ponte Preta).
Melhores colocações: Campeão em 59 e 88.
Time base: Jean, Eduardo, Thiago, Jackson, Armero; Edson, Renê Junior, Régis; Allione, Zé Rafael e Edga.
Craque do Time: Allione.
Expectativa: Sonha com o G-6.