Guabirá estreia na Copa Bolivia com vitória graças a brasileiros

Guabirá
Foto: Guabirá

2ª edição da Copa Bolívia tem os 16 clubes da elite do país, em busca do título e vaga na Copa Libertadores da América de 2026

A Copa Bolívia de 2025, segunda edição do torneio nacional na história do futebol da Bolívia (a primeira foi em 2022, porém acabou cancelada durante a sua disputa), teve início, com oito partidas. Destaque para o Guabirá, que venceu com gols de brasileiros.

Jogando no estádio Gilberto Parada, em Montero, o Guabirá derrotou o Universitario de Vinto por 2 a 0. Brasileiro revelado pelo São José (RS) e naturalizado boliviano, Rafinha, de pênalti, aos 46 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Na etapa final, aos 32, ele deu a assistência para outro brasileiro, Fellipe Veloso, que começou na base do Paraná Clube (PR), fechar a conta.

Outro brasuca foi decisivo na jornada inaugural da Copa Bolívia. Robson dos Santos, revelado pelo Taboão da Serra (SP). O Jorge Wilstermann venceu o Bolívar por 3 a 2, de virada, no estádio Félix Capriles, em Cochabamba.

Os visitantes saíram na frente com os gols de L. Justiniano, aos 16, e D. Romero (pênalti), aos 26 minutos. A reação do time da casa veio no segundo tempo. H. Bobadilla (pênalti) diminuiu aos 27 minutos. Aos 32, o argentino M. Torrén foi expulso, deixando a equipe de La Paz com um a menos. A. Cáceres, aos 39, empatou. Aos 41 foi a vez de L. Justiniano levar o vermelho. Com dois a mais, os anfitriões conseguiram a vitória já nos acréscimos. Aos 47, Robson dos Santos estufou as redes para definir a virada.

A primeira rodada teve também Gualberto Villarroel San José 2 x 2 San Antonio Bulo Bulo, Aurora 2 x 1 ABB, Oriente Petrolero 2 x 0 Independiente, The Strongest 5 x 0 Real Tomayapo, Blooming 2 x 0 Nacional Potosí e Always Ready 1 x 1 Real Oruro.

Copa Bolívia de 2025 terá longa duração e terminará apenas em dezembro

A competição será disputada em cinco fases. Na fase de grupos, as 16 equipes participantes foram sorteadas em quatro grupos e jogarão 14 partidas, duas contra cada um de seus rivais de grupo, bem como duas contra seu rival clássico (que foi sorteado em um grupo diferente) e seis partidas interzonais, enfrentando uma equipe de cada um dos outros grupos duas vezes. Os quatro vencedores dos grupos avançarão para as quartas de final, enquanto as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar jogarão uma rodada de play-off em partidas de ida e volta para decidir os outros quatro classificados. Após quartas, semifinais e final, também em ida e volta, o campeão fica com uma vaga na Copa Libertadores da América de 2026 e o vice se classifica para a Copa Sul-Americana de 2026.

 

Leia+

Bolívar sagra-se campeão nacional em 2024

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Central Córdoba Rosario
Central Córdoba Rosario é o primeiro classificado às oitavas da Copa Argentina
Copa Equador
Copa Equador 2025 começa com dois jogos
Copa Chile
Copa Chile tem mais classificados ao mata-mata
Libertadores
Libertadores tem dois brasileiros já classificados
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei