CBF fecha acordo com TV Brasil e Globo perde exclusividade com a Seleção Brasileira

Confira as novidades na transmissão das partidas da Seleção Brasileira

Após vários anos transmitindo os jogos da Seleção Brasileira com exclusividade, a Globo pela primeira vez deixará de passar as partidas da Seleção Canarinha em sua grade de programação. Depois de algumas negociações, a CBF e a TV Brasil firmaram um acordo para a transmissão dos dois próximos amistosos do Brasil, que acontecem no próximo mês, o primeiro contra a Argentina no dia 9 de junho e o segundo contra a Austrália no dia 13 ambos a partir da 7h da manhã no horário de Brasília. Os valores do acordo ainda não foram divulgados.

Com a mudança no formato das transmissões, a CBF trouxe outra novidade. Nos dois jogos que serão transmitidos pela TV Brasil, Pelé será um dos comentaristas. Junto com ele estarão o também comentarista Denílson e o narrador Nivaldo Prieto. Toda a operação de transmissão dos dois jogos será realizada nos estúdios da CBF, que fica no prédio da própria entidade no Rio de Janeiro. De lá Pelé fará os comentários dos jogos.

A CBF com esse movimento está seguindo uma tendência mundial no esporte, a de produzir seus próprios eventos. Clubes e ligas de futebol no mundo todo já estão aderindo a esse novo formato de exporem as suas marcas através do futebol. Além da TV Brasil, a Rede Bandeirantes está próxima de fechar um acordo com a CBF e transmitir também dos dois jogos amistosos do Brasil. Já a Globo, de acordo com executivos da entidade, não deverá fechar negócio para a transmissão dos próximos jogos da Seleção. De acordo com a CBF os valores oferecidos pela emissora carioca ficaram a quem das expectativas da entidade que visava ter uma valorização maior dos jogos da Seleção Brasileira.

Por outro lado, a Globo diz que houve mudanças de planejamento em relação à negociação dos jogos do Brasil, pois a CBF resolveu negociar as partidas de forma individual e não mais em bloco. A CBF tinha planos de negociar os direitos dos Amistosos e das Eliminatórias da Copa 2022 na forma de BID (leilão fechado). “Recentemente decidiram vender os dois jogos amistosos de junho de forma avulsa e, embora não acreditemos que esta seja a melhor solução para todas as partes, tentamos negociar, mas não chegamos num acordo”, pontuou a Globo em nota a imprensa.

Outras plataformas serão também serão beneficiadas com essa nova modalidade de transmissão de jogos da Seleção, na internet pela CBF TV e pelo aplicativo de celular Vivo Mobile. Além dessas plataformas, a CBF negocia com o Facebook para transmitir os jogos do Brasil pela rede social. Segundo o jornal, Folha de São Paulo, que teve acesso ao novo plano comercial do Facebook aos anunciantes, as cotas de publicidade oferecida para os dois amistosos giram em torno de R$ 2,3 milhões de reais a R$ 1,8 milhões para o Facebook e R$ 500 mil reais para os cofres da CBF.

Ao fechar com esse novo modelo de transmissão, a CBF acredita que conseguirá expor melhor a marca dos seus dez patrocinadores e poderá ainda vender espaço para empresa que nãos sejam concorrentes de seus parceiros. A CBF tem o interesse de seguir com o novo projeto, uma vez que não fechou com nenhuma emissora de TV as transmissão dos jogos da Seleção Brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, em 2022.

Em janeiro, no amistoso do Brasil contra a Colômbia, a CBF já havia testado o novo formato de transmissão, com a própria entidade sendo responsável pela operação. Com esse movimento a CBF pretende assumir o protagonismo que pode lhe proporcionar mais autonomia na venda de patrocínios para os jogos, além de abrir possibilidade de facilitar a venda dos direitos internacionais dos amistosos e também propiciar a não só a internacionalização da Seleção Brasileira, mas também a do Campeonato Brasileiro e respectivamente os clubes.

Igor Castro

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