Girona vence jogaço contra o Barcelona
Girona sai na frente, leva empate, mas conquista triunfo fora de casa e pula para a ponta isolada da LaLiga
Neste domingo (10), no dérbi da Catalunha, o Barcelona foi derrotado pelo Girona, em pleno Estádio Olímpico de Montjuic, na cidade de Barcelona, em jogaço pela 16ª rodada da LaLiga, nome oficial do Campeonato Espanhol: 2 x 4.
Demonstrando enorme personalidade, o time visitante saiu na frente aos 12 minutos, em ótimo lançamento de Ian Couto para Tsygankov cruzar rasteiro para o artilheiro Dovbyk bater de esquerda para o fundo das redes.
Sete minutos depois, Raphinha cobrou escanteio e Lewandowski subiu muito para testar firme e igualar o marcador. Só que aos 40, em jogada individual, Miguel Gutiérrez saiu limpando a marcação e, da entrada da área, acertou um chute fortíssimo para estufar as redes blaugranas.
No segundo tempo, chances lá e cá, com o Barça sofrendo com os contra-ataques e o bom toque de bola do adversário, que chegou ao terceiro gol aos 35 minutos, quando Stuani ajeitou de cabeça, Valery Fernández ganhou a dividida de Koundé e acertou um chute perfeito, no cantinho.
Os gerundenses ainda poderiam ter ampliado e levaram um susto já nos acréscimos, aos 47, quando Gündogan recebeu de Yamal na área, executou um lindo giro e encheu o pé para estufar as redes. Na busca pelo empate, os culés sofreram o quarto gol no último minuto, aos 50, em levantamento preciso de Savinho para Stuani, na pequena área, não desperdiçar.
Assim, o Girona vence pela primeira vez em sua história o Barcelona, vai a 41 pontos e assume a ponta isolada. O clube de propriedade do City Football Group deixa o Real Madrid, que empatou com o Betis, para trás. Já o Barcelona com 34 pontos e cai para a quarta colocação, sendo ultrapassado pelo Atlético de Madrid, que tem a mesma pontuação e um jogo a menos.
Além disso, o Girona alcançou um recorde próprio em LaLiga, o de oito rodadas consecutivas sem perder. Aliás sua única derrota foi para o Real Madrid, em casa. De lá para cá, 22 pontos conquistados em 24 possíveis. O técnico Míchel se disse satisfeito por terem alcançado a pontuação desejada para escapar do rebaixamento ainda no primeiro turno. Ademais, o time catalão tornou-se o maior vencedor entre as principais ligas europeias, com 13 triunfos, um a mais que Internazionale (ITA) e Real Madrid.