Gimnasia e Estudiantes rivalizam em La Plata
Gimnasia e Estudiantes medem forças em La Plata
Na noite deste sábado (23), Gimnasia e Estudiantes se enfrentam às 20h45, horário de Brasília, no Estádio Juan Carmelo Zerillo (El Bosque), em La Plata, em partida que será válida pela 12ª rodada do Campeonato Argentino.
Atualmente, o Estudiantes se encontra na segunda posição do Grupo B. Os Pinchas vem de uma vitória de 2 a 0, sobre o San Martín (SJ), fora de casa. Nesse momento a equipe está se classificando para a próxima Libertadores da América. Os dois primeiros colocados de cada grupo vão à competição por meio de sua participação no campeonato. E os dois primeiros de cada grupo fazem a final do Torneo Transicion.
O Estudiantes soma 25 pontos e está a três do líder Lanús. Já o Gimnasia se encontra na sexta posição do Grupo A. Os Lobos que somam 17 pontos, estão a quatro do líder Godoy Cruz, e vê nessa partida contra seu arquirival a oportunidade de se aproximar cada vez mais dos primeiros – além de quebrar um longo tabu que dura seis anos -.
Nelson Vivas não para de elogiar sua equipe. Durante a coletiva de impressa dessa semana, o treinador do Estudiantes, disse que o time já é protagonista e agora quer sonhar mais alto.
Gimnasia quer quebrar tabu de vitórias contra o seu maior rival
Estudiantes e Gimnasia já duelam por 155 vezes pela Primeira Divisão Argentina. O Estudiantes venceu 56 vezes e marcou 230 gols. Por sua vez, o Gimnasia saiu vencedor em 45 oportunidades, com 199 gols marcados. As equipes empataram 54 vezes. O Estudiantes leva uma vantagem de onze vitórias sobre o seu rival. Por isso os torcedores do Estudiantes, falam que La Plata “es” Pincha.
A maior goleada do clássico aconteceu em 2006, pela 11ª rodada do Torneo Apertura. O Estudiantes venceu por 7 a 0. A maior goleada do Gimnasia aconteceu em 1963, pela 15ª rodada do campeonato daquele ano, o placar ficou em 5 a 2.
O primeiro encontro entre as equipes foi disputado em 27 de Agosto de 1916, durante a era amadora. O Gimnasia derrotou o Estudiantes por 1 a 0, gol contra de Ludovico Pastor. Pelo profissional, a primeira partida oficial entre as duas equipes, ocorreu em 14 de Junho de 1931, e terminou em um empate de 1 a 1.
Pelo lado do Gimnasia o clima não é nada tranquilo. Apesar da boa campanha, os torcedores do clube não conseguem engolir a realidade de estar a seis anos sem vencer o seu maior rival. Ontem, a sede do clube amanheceu pinchada, com a frase de intimidação: “Clássico ou Morte”.
La Plata é uma das poucas cidades do país – como ocorre em Rosário, Santa Fé, Córdoba e San Miguel de Túcuman -, onde os clubes locais superam em popularidade a Boca Jrs. e River Plate, os clubes mais populares da Argentina.
O Gimnasia será o mandante do clássico deste sábado, e como na Argentina os jogos são todos de torcida única, somente os Triperos irão ao estádio.
Ficha técnica: Gimnasia x Estudiantes
Local: Juan Carmelo Zerillo (El Bosque) – La Plata, Buenos Aires, Argentina
Data: 23/04
Hora: 20:45h (Horário de Brasil)
Árbitro: Diego Abal
Prováveis escalações
Estudiantes: Andujar, Sanchez, Schunke, G. Pires, Diarte – Damonte, Ascacibar, Solari, G. Fernandez, Auzqui – Viatri – Tecnico: Nelson Vivas
Gimnasia: Bologna, Oreja, Coronel, Benítez, Ceceri – Meza, Rinaudo, Brum, Licht – Walter Bou, Niell – Técnico: Gustavo Alfaro