Gavi se torna o mais jovem espanhol a disputar uma Copa
Jovem jogador do Barcelona bateu o recorde que pertencia ao meio-campista Cesc Fábregas
Com a confirmação da lista de convocados para a Copa do Mundo do Catar realizada pelo técnico Luis Enrique, Gavi se tornou o jogador mais jovem a ser convocado para um Mundial ou Eurocopa na história do futebol espanhol.
Pablo Martín Paez Gavira nasceu no dia 5 de agosto de 2004 estreou na seleção espanhol principal diante de uma tetracampeã mundial (Itália), em pleno estádio San Siro, em Milão, pelas semifinais da Uefa Nations League, e logo se tornou uma certeza para o treinador da Fúria.
Desde aquele dia, o meio-campista do Barcelona, nascido em Los Palacios, é presença constante nas listas e na equipe titular: 12 partidas jogadas das 12 realizadas, sendo nove como titular.
Sua presença entre os 26 que irão ao Catar faz com que Cesc Fábregas deixe de ser o mais novo jogador da Espanha presente em uma Copa do Copa del Mundo. Hoje atleta do Como, da Itália, ele esteve na Alemanha, em 2006, sob as ordens de Luis Aragonés um mês depois de ter completado 19 anos. Jogou as quatro partidas da seleção espanhola, sendo titular no duelo de oitavas de final contra a França.
Apesar de muito jovem, Gavi não será o mais jovem futebolista a disputar um Mundial de seleções. Essa honra pertence ao norte-irlandês Norman Whitside, que estreou contra a então Iugoslávia, na Copa de 1982, na Espanha, com 17 anos e 40 dias. Também com menos de 18 anos estrearam os camaroneses Eto’o e Olembé, o nigeriano Opabunmi e o maior de todos, Pelé.
Gavi já havia sido o mais novo a atuar pela seleção espanhola em uma partida, no mencionado duelo contra a Itália. À época com 17 anos e 62 dias, ele atuou com a camisa 9 e disputou 83 minutos do jogo e bateu uma marca que durava mais de 85 anos. No dia 26 de abril de 1936, Ángel Zubieta, então jogador do Athletic Bilbao, estreou com a Fúria aos 17 anos e 284 dias, em um amistoso contra a antiga Tchecoslováquia.
Até a data, o jogador mais novo do Barcelona a atuar pela Espanha era Ansu Fati (que também irá à Copa do Catar), que estreou aos 17 anos e 308 dias, no dia 3 de setembro de 2020, em um duelo pela Uefa Nations League, contra a Alemanha.
Foto: facebook.com/SeFutbol