PSG já havia sido campeão do Francês 2024/2025 com seis rodadas de antecedência
A temporada 2024/2025 da “Ligue 1”, nome oficial do Campeonato Francês, teve a sua 34ª e última rodada realizada neste sábado (17).
O campeão já era conhecido: o PSG. Ao vencer, em Paris, o Auxerre, de virada, por 3 a 1, com um dos gols marcados pelo brasileiro Marquinhos, o Paris Saint-Germain terminou com 84 pontos ganhos, 19 a mais que o vice-campeão Olympique de Marseille. Também como mandante e de virada, o time de Marselha fez 4 a 2 no Rennes.
Quando foi campeão antecipadamente, o Paris Saint-Germain tinha 23 vitórias e cinco empates. Poderia ser a primeira vez na história do Campeonato Francês que um time seria campeão invicto. Contudo de lá para cá foram três triunfos, um empate e duas derrotas.
Veja a situação final do Campeonato Francês 2024/2025:
Além de PSG e Olympique de Marseille, o Monaco é outro a se garantir na Uefa Champions League (Liga dos Campeões da Europa), ficando em terceiro lugar, com 61 pontos somados, mesmo com a goleada sofrida para o Lens, fora de casa, por 4 a 0, perdendo uma invencibilidade de cinco jogos.
O Nice, ao meter 6 a 0 no Brestois, diante de sua torcida, ficou em quarto lugar por ter melhor saldo que o Lille, que fez 2 a 1 no Stade de Reims, também como mandante. Assim, o Nice vai para o play-off da Champions League e o Lille ficou com a vaga na “UEFA Europa League”, a Liga Europa.
O lugar na Conference League foi para o Lyon, que bateu o Angers por 2 a 0, em casa, e foi beneficiado pela derrota de outro anfitrião, o Strasbourg, de virada, para o Le Havre: 2 x 3. Andrey Santos, ex-Vasco, abriu o placar para o RCS. Os visitantes, que lutavam contra o rebaixamento, marcaram de pênalti nos acréscimos, com Touré cobrando com cavadinha.
Na parte de baixo da tabela, o Le Havre escapou, terminando em 15º lugar. O Reims, com a derrota, permaneceu com 33 pontos e terá que disputar um play-off contra o Metz, terceiro colocado na segunda divisão, para tentar evitar o rebaixamento. Pior para Saint-Étienne, com 30, e Montpellier, que já tinha a queda matematicamente confirmada e somou apenas 16 pontos.
Assim, o gigante Saint-Étienne, segundo maior campeão da história do Francês, com dez títulos, irá disputar a segundona na próxima temporada. Na passada já havia escapado no play-off, diante do Metz (2 x 1, em casa, e 2 x 2, fora).