Flamengo e São Paulo se enfrentam pela 19ª rodada do Brasileirão
Às vésperas de partidas decisivas pela Copa do Brasil e provavelmente utilizando equipes recheadas de reservas, Flamengo e São Paulo entram em campo neste domingo
Neste domingo (13), Flamengo e São Paulo entram em campo pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Como vem o Flamengo
Será a primeira vez que o Flamengo atua diante de sua torcida após a vexatória eliminação na Copa Libertadores da América. Na quinta-feira, 10 de agosto, o rubro-negro teve sua trajetória encerrada no torneio continental pelo Olimpia do Paraguai. No jogo de ida das oitavas de final, havia superado, no Maracanã, por 1 a 0. Na partida de volta, em Assunção, ampliou a vantagem no placar somando 2 a 0 no agregado. Porém, levou a virada sendo derrotado por 3 a 1.
Isso fez com que a delegação desembarcasse no Rio de Janeiro sob protestos, o que também pode acontecer antes e durante o jogo contra o São Paulo neste domingo. A queda na Copa Libertadores da América tornou ainda mais importante o jogo contra o Grêmio, também no Maracanã, na próxima quarta-feira, 16 de agosto. Será a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. Em Porto Alegre, o Flamengo marcou 2 a 0. Garantirá o direito a lugar na decisão mesmo perdendo por até um gol de diferença. O torneio é sua melhor chance para ser campeão.
Isso pode fazer com que o técnico Jorge Sampaoli escale uma equipe recheada de reservas para o confronto diante do São Paulo. Nos jogos recentes, o Flamengo quase invariavelmente tem caído de produção no segundo tempo, mostrando a precariedade da condição física de seus atletas. Preservar os jogadores diminuiria o risco de sofrer uma nova virada diante do Grêmio, o que aumentaria ainda mais a crise do clube.
No Brasileirão, a possibilidade de alcançar o título não é das maiores. Na jornada anterior, o Flamengo foi batido, por 3 a 0, pelo Cuiabá. Com 31 pontos (nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas), o rubro-negro iniciou a décima nona rodada da competição na segunda posição da tabela de classificação, quando considerados os critérios de desempate. São 13 pontos a menos que o Botafogo, líder do campeonato. Como mandante, o desempenho é bem inferior. Aparece na sétima posição do ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 24 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou 17 (cinco vitórias, dois empates e uma derrota). Fez 15 gols e sofreu 5.
Como vem o São Paulo
O São Paulo também viveu uma noite de virada na quinta-feira, 10 de agosto. Porém, foi o algoz, não a vítima. Nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, deixou Buenos Aires derrotado pelo San Lorenzo por 1 a 0. No Morumbi, abriu caminho para enfrentar a LDU ao marcar 2 a 0. Ficou com a bola por 70% do tempo, construiu 12 oportunidades para finalizar e mandou cinco delas no alvo.
O placar foi aberto por Calleri aos 45 minutos do primeiro tempo, o camisa 9 completou o cruzamento de Wellington Rato. Na fase final, Luciano, contando com uma belissíma assistência de Rodrigo Nestor, fez o segundo gol do Tricolor Paulista diante de um Morumbi lotado com mais de 50 mil torcedores. O goleiro Rafael deixou o gramado sem ter necessitado fazer uma defesa sequer. Para alcançar a final da Copa do Brasil, o São Paulo terá que repetir a dose. No jogo de ida das semifinais contra o Corinthians, foi batido por 2 a 1, na Neo Química Arena. O duelo de volta será na quarta-feira (16), no Morumbi.
Para a partida deste domingo contra o Flamengo, o técnico Dorival Júnior deverá contar com seus dois novos reforços. O meia e atacante Lucas Moura, que fez sua estreia na derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG na décima oitava do Brasileirão, e o meia James Rodriguez. Ambos deverão ser acionados no jogo contra o rubro-negro para que possam ganhar ritmo de jogo. O desempenho e o rendimento físico deverão ser os fatores decisivos para saber como serão aproveitados no jogo contra o Corinthians na quarta-feira.
Com 26 pontos (sete vitórias, cinco empates e seis derrotas), o São Paulo iniciou a décima nona rodada na 9ª posição da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Como visitante, sem ter vencido um jogo sequer, tem a segunda pior campanha do torneio. Dos 24 pontos disputados, conquistou quatro (quatro empates e quatro derrotas). Marcou cinco gols e sofreu nove.
Ficha Técnica: Flamengo x São Paulo
Horário: 18h30 horário de Brasília
Local: Maracanã
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS).
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Michael Stanislau (RS).
VAR: Rafael Traci (Fifa-PR).
Transmissão: Premiere
Provável escalação do Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia, Victor Hugo (Everton Ribeiro) e Gerson; Éverton Cebolinha (Arrascaeta), Bruno Henrique e Pedro (Gabigol).
Provável escalação do São Paulo: Rafael, Raí Ramos, Diego Costa, Beraldo e Wellington; Luan, Talles Costa, Nestor e Michel Araújo; Luciano e Calleri (Lucas Moura).