Clássico da Rivalidade: Flamengo e Botafogo duelam no Maracanã
Flamengo e Botafogo vivem bom momento, o que dá indícios de uma boa partida de futebol
O Campeonato Brasileiro vem com uma 3ª rodada de jogos interessantes, entre eles, temos o Clássico da Rivalidade entre Flamengo e Botafogo. As duas equipes chegam em boa fase na atual temporada e assim, só aumenta as expectativas de que teremos uma boa partida de futebol. O jogo será no domingo (30) no Maracanã, e tem a bola rolando a partir das 16h. O duelo terá transmissão da TV Globo (canal aberto) e do Premiere (canal fechado).
Jorge Sampaoli terá seu primeiro clássico no comando do Flamengo
Após um resultado de placar elástico em duelo pela Copa do Brasil, ao vencer o Maringá por 8 a 2, com direito a quatro gols do centroavante Pedro, o Flamengo vive seu melhor momento após a saída de Vítor Pereira, e a chegada de Jorge Sampaoli. E após a boa vitória na Copa do Brasil, o clube rubro negro quer reencontrar a vitória no Brasileirão, uma vez que pela 2ª rodada, o Flamengo foi até o Beira Rio encarar o Internacional e sendo derrotado por 2×1 para o time colorado.
E para a surpresa de zero pessoas, Jorge Sampaoli já implementou sua filosofia no Flamengo, a de não ter um esquema tático definido com um padrão e a variação de escalação de jogadores a cada jogo é uma marca do técnico argentino. Na partida de estreia no comando do rubronego, duelo pela Libertadores contra o Ñublense, Sampaoli colocou a formação 3-5-2, e o Flamengo venceu por 2×0. Já contra o Internacional, Sampaoli mudou o esquema para 4-4-2 e assim amargou a sua primeira derrota no comando do rubronegro. Na última quarta-feira, na vitória contra o Maringá, Sampaoli mudou mais uma vez e colocou o Flamengo no 4-3-3.
E para o duelo contra o Botafogo, há a tendência de Jorge Sampaoli mudar a escalação inicial daquela que foi contra o Maringá na última quarta-feira. O lateral direito Varela e o atacante Everton Cebolinha podem ser sacados, e para o lugar deles, o zagueiro Léo Pereira e o lateral direito Wesley França serão os possíveis titulares. Com essas mudanças, o Flamengo voltaria a atuar no esquema de 3 zagueiros, com Léo Pereira, David Luiz e Fabricio Bruno.
Após instabilidade na temporada, Luis Castro consegue melhorar o desempenho do Botafogo
Depois de conviver com atuações ruins no início da temporada, o Botafogo parece ter encontrado a sua melhor forma e assim conseguir praticar um bom futebol e assim conseguir bons resultados. O time do fogão vem de uma boa sequência de vitórias, sendo cinco consecutivas, tendo duas vitórias contra o Ypiranga na Copa do Brasil, e fez com que o Botafogo avançasse às oitavas de finais da competição, duas vitórias no Brasileirão contra São Paulo e Bahia, e pela Sul Americana contra o César Vallejo.
E nesse bom momento, o Botafogo quer surpreender o Flamengo e sair com uma vitória, o que deixaria o time de Luís Castro invicto no Brasileirão. Contra o Ypiranga, Luis Castro colocou uma escalação cheia de jogadores reservas, e assim preservou os titulares para o clássico do próximo domingo. Mas esse descanso extra para os titulares só foi possível graças ao bom resultado obtido pelo fogão no primeiro jogo no Rio Grande do Sul, ao vencer o Ypiranga por 2×0. E já visando a preparação para o jogo do próximo domingo, o fogão poderá contar com novidades.
A principal delas é o retorno do lateral esquerdo Marçal, que ficou quatro jogos fora de combate, uma vez que o jogador teve que lidar com uma lesão na virilha, ocorrida no jogo de ida contra o Ypiranga. O jogador retornou aos treinos nesta semana e provavelmente estará à disposição do técnico Luís Castro. No mais, Luís Castro tende a repetir a mesma escalação que venceu o Bahia pela segunda rodada do Brasileirão, a não ser que surja alguma surpresa de última hora.
Ficha Técnica do Jogo
Flamengo e Botafogo – Campeonato Brasileiro – 3ª Rodada
Data: 30/04/2023 – 16h (horário de Brasília)
Transmissão: Rede Globo e Canal Premiere
Provável escalação do Flamengo
Esquema: 3-5-2
Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley França, Thiago Maia, Vidal, Gerson e Ayrton Lucas; Gabigol e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli
Provável Escalação do Botafogo
Esquema: 4-2-3-1
Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Rafael; Danilo Barbosa e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Eduardo e Victor Sá; Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro
Foto principal: Gilvan de Souza/Flamengo