Ferro se garante nas quartas de final da Copa AUF

Oitavas de final é a quarta fase da Copa AUF, criada em 2022 e com apenas um campeão até hoje

Criada em 2022, a Copa AUF Uruguai tem o Defensor Sporting como bicampeão, portanto único vencedor até hoje. Agora, em 2024, a competição teve mudanças importantes no seu formato de disputa. A primeira confirmação foi a redução no número de clubes participantes. Em vez de 80 estiveram presentes 22 pré-classificados mais seis que saíram de uma repescagem entre a ‘Primera Amateur’ e a ‘Divisional D’, e os restantes dez pertencerão à OFI (‘Organzación de Fútbol del Interior).

A fase preliminar da OFI contou com 35 equipes, que foram separadas em quatro fases por proximidade (norte, sul, leste e oeste). Os 17 vencedores se juntaram ao Universitario de Salto para a segunda fase. Os nove ganhadores se somaram a I.A. 18 de Julio de Fray Bentos (campeão da Copa Nacional de Clubes B) para se conhecerem os dez times que estariam presentes na fase final da Copa AUF Uruguai, junto com dez dos 16 da Primeira Divisão e seis da Segunda Divisão.

Sete clubes ameaçam não participar e três ficam fora da Copa AUF

No entanto, sete clubes enviaram uma carta à Mesa Executiva da Copa AUF, manifestando suas desistências em participar da competição nas atuais condições, detalhando que a modificação do formato foi “anti-regulamentária”. Foram eles: Peñarol, Cerro Largo, Cerro, Danubio, Wanderers, Defensor Sporting e Progreso.

Depois de uma reunião, Defensor Sporting, Wanderers, Cerro Largo e Progreso decidiram que finalmente participariam. Já Peñarol, Danubio e Cerro foram eliminados, considerados perdedores por W.O. (3 x 0). Desde os 16avos. de final até a decisão do título, a Copa AUF sempre será com confrontos únicos e mandos definidos por sorteio.

As oitavas de final começaram com a vitória do Plaza Colonia por 1 a 0 sobre o Piriápolis, no Parque Juan Gaspar Prandi de Colonia. Depois, o 18 de Julio derrotou o Rincón por 3 a 2, no Parque Liebig’s.

Também por fase eliminatória, neste meio de semana, mais um classificado. O Ferro Carril desclassificou o Melo Wanderers, nos penais, por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal, no estádio Ernesto Dickinson, em Salto.

Diego Machado (MW) abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo. Aos 25 ele poderia ter ampliado, de pênalti, mas o goleiro Guzmán Aranda defendeu. Na etapa final, aos quatro minutos, também cobrando penalidade máxima, Elbio Blanco (FC) deixou tudo igual.

Na definição por pênaltis, Adolfo Lima e Agustín Panza converteram. Luciano Machado perdeu. Elbio Blanco e Kevin Da Costa marcaram. Nahuel Machado parou em Aranda, mas Martin Falcon teve seu chute defendido por Josemar Fernandez. Natanael Tabarez e Santiago Bentancur balançaram as redes e Juan Viera fez o gol da classificação do Ferro, que aguarda o classificado de Defensor Sporting x Racing de Sayago.

 

Esportes Mais no Facebook

Leia+

Plaza Colonia e 18 de Julio estão nas quartas de final da Copa AUF

Liverpool conquista o bi da Supercopa do Uruguai

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Guabirá
Guabirá estreia na Copa Bolivia com vitória graças a brasileiros
Central Córdoba Rosario
Central Córdoba Rosario é o primeiro classificado às oitavas da Copa Argentina
Copa Equador
Copa Equador 2025 começa com dois jogos
Copa Chile
Copa Chile tem mais classificados ao mata-mata
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei