Federação define grupos da “Primera RFEF” 23/24
‘Real Federación Española de Fútbol’ decidiu não mudar critério geográfico para formação dos grupos para a Primera RFEF 2023/24
A temporada 2023/2024 da “Primera RFEF”, nome oficial da Terceira Divisão espanhola, que tem 40 clubes participantes, teve nesta terça-feira (27) a definição dos seus dois grupos.
A composição era o tema central da assembleia geral da “Real Federación Española de Fútbol” (RFEF), realizada na Ciudad del Fútbol de Las Rozas. Depois de muito rumor sobre a divisão dos grupos da categoria de bronze do país, decidiu-se pela manutenção da separação entre norte e sul, com os votos das Federações Territoriais, o que deixou a Comunidad de Madrid partida em duas.
O Grupo 1 está composto pelos clubes do norte mais dois madrilenhos: Fuenlabrada e Rayo Majadahonda. No Grupo 2, o Real Madrid Castilla e o Atlético de Madrid B foram os escolhidos para completar as agremiações do sul da Espanha.
A fase regular arrancará no dia 27 de agosto e finalizará no dia 26 de maio. A briga pelas outras duas vagas na segundona, com os playoffs de acesso, irá de 2 a 23 de junho de 2024.
Estes são os grupos:
Grupo1: Arenteiro, Lugo, Teruel, Sabadell, Fuenlabrada, Rayo Majadahonda, Osasuna B, Cultural Leonesa, Barcelona Atlètic, Nàstic, Celta B, Deportivo de La Coruña, Real Sociedad B, Real Unión, SD Logroñés, Ponferradina, Tarazona, Sestao River, Cornellà e Unionistas de Salamanca.
Grupo 2: Ceuta, Mérida, Algeciras, Antequera, Atlético Sanluqueño, Alcoyano, Atlético Baleares, Castellón, Intercity, Atlético de Madrid B, Recreativo Granada, Córdoba, Linares, Málaga, Recreativo de Huelva, Real Madrid Castilla, Real Murcia, San Fernando, UD Ibiza e Melilla.
Assim, o Grupo 2 promete ser mais equilibrado. Nele ocorrerão grandes duelos autonômicos entre Málaga, o grande favorito, Córdoba e Recreativo. No 1 o Deportivo La Coruña tentará mais uma vez subir de categoria, mas terá a concorrência do Lugo, que chega com a ajuda econômica do descenso por parte de LaLiga.
Além de Málaga e Lugo, os outros dois rebaixados da segundona são Ibiza e Ponferradina. Portanto estão dois em cada grupo. Sobre os promovidos (Antequera, Arenteiro, Atlético Madrid B, Atlético Sanluqueño, Melilla, Recreativo Granada, Recreativo Huelva, Sestao River, Tarazona e Teruel), quatro estão no 1 e seis no 2.
Após turno e returno (38 rodadas), o primeiro colocado de cada grupo consegue o acesso direto à Segunda Divisão e decide o título. Já os que terminarem do segundo ao quinto lugar precisarão passar por duas fases de playoff, na luta pelas duas vagas restantes. Além disso, os cinco piores de cada serão rebaixados à “Segunda RFEF”, a quartona espanhola.
Foto: Site oficial da Federación Navarra de Fútbol