
Última rodada da fase de grupos do Eurobasket 2025 decreta a eliminação precoce da Espanha, atual campeã, e Turquia e Alemanha ainda invictas
A fase final do Eurobasket de 2025 teve o fim de sua quinta e última jornada. Após a participação de 40 seleções na fase de qualificação, a competição tinha os 24 classificados divididos em quatro grupos. Agora, destaque para a eliminação precoce da Espanha, atual campeã.
Pelo Grupo A, a Turquia venceu o duelo de invictos contra a Sérvia por 95 a 90. Sengun, cestinha com 28 pontos, apanhou 13 rebotes e terminou com um duplo-duplo. O sérvio Jokic também, com 22 pontos e incríveis 22 assistências. A Letônia ganhou por 109 a 75 da Tchéquia. Em duelo direto pela classificação, Portugal derrotou a Estônia por 68 a 65 e fez história, indo pela primeira vez ao mata-mata.
A Turquia terminou com cinco vitórias. A seguir vieram Sérvia, com quatro, Letônia, com três, e Portugal, com duas. Todas estão classificadas às oitavas de final. Foram eliminadas a Estônia, com uma, e a lanterna Tchéquia, que não venceu um jogo sequer.
Alemanha venceu a quinta seguida no Grupo B do Eurobasket
No Grupo B, ainda invicta, a Alemanha meteu 91 a 61 na Finlândia. Pela primeira vez a seleção alemã não marcou mais de cem pontos. Portanto de nada adiantou o duplo-duplo (16 pontos e 11 rebotes) do finlandês Nkamhoua. A Lituânia bateu a Suécia por 74 a 71. Tubelis terminou com um duplo-duplo (12 pontos e 12 rebotes). A lanterna Grã-Bretanha surpreendeu e eliminou Montenegro, ganhando por 89 a 83, apesar dos 31 pontos e 11 rebotes de Vucevic.
Assim, a Alemanha ficou na liderança, com cinco vitórias. A Lituânia acabou com quatro e a Finlândia, três, todas garantidas nas oitavas de final, assim como a Suécia, beneficiado no saldo de cestas após tríplice empate com Montenegro e Grã-Bretanha, todos com um triunfo.
Grécia fica em primeiro no Grupo C do Eurobasket
No Grupo C, a Espanha, atual campeã, perdeu para a Grécia por 90 a 86 e disse adeus ao torneio pela primeira vez desde 1979 logo na fase de grupos. O grego Giannis Antetokounmpo terminou com um duplo-duplo: 25 pontos e 13 rebotes. A Itália masacrou o Chipre por 89 a 54. Com um um duplo-duplo de Nurkic (15 pontos e 12 rebotes), a Bósnia e Herzegovina ganhou da Geórgia por 84 a 76.
Assim, Grécia e Itália acabaram com quatro vitórias, uma a mais que a Bósnia. A Geórgia, por ter vencido o confronto contra a Espanha, ficou com a última vaga no critério de desempate, pois ambas somaram dois triunfos e três derrotas. O Chipre amargou a lanterna, sendo o único que não venceu.
Polônia perde invencibilidade no Grupo D do Eurobasket
No Grupo D, a França atropelou a lanterna Islândia: 114 x 74. Com uma exibição de gala de Luka Doncic, a Eslovênia venceu Israel por 106 a 96. Dois eslovenos terminaram com um duplo-duplo: Doncic (37 pontos e 11 rebotes) e Omic (11 pontos e 10 rebotes). O israelense Avdija marcou 33 pontos e seu companheiro Sorkin alcançou um duplo-duplo (14 pontos e 11 rebotes). A Bélgica ganhou da Polônia por emocionantes 70 a 69.
A França ficou em primeiro, com quatro vitórias. Polônia, Eslovênia e Israel, todos com três vitórias, também foram às oitavas de final. Bélgica, com duas, e Islândia, com zero, caíram fora.
Portanto, as oitavas de final têm os seus duelos já definidos. Sábado (6) jogam Lituânia x Letônia, Turquia x Suécia, Alemanha x Portugal e Sérvia x Finlândia. Domingo (7) tem Grécia x Israel, Polônia x Bósnia e Herzegovina, Itália x Eslovênia e França x Geórgia.