FA Cup tem semifinalistas definidos
Foto: FA Cup
Sexta fase da 144ª edição da FA Cup, a Copa da Inglaterra, teve apenas visitantes classificados nos quatro duelos realizados
A edição 2024/2025 da Copa da Inglaterra, conhecida como FA Cup, tem a participação de incríveis 745 clubes. O torneio é o mais antigo do mundo desde que o futebol foi criado e está na sua 144ª edição.
Após seis fases preliminares, na 1ª fase estavam os 32 sobreviventes mais os 48 que fazem parte da terceira e da quarta divisão do país. Os 40 classificados avançaram à 2ª fase. A 3ª fase teve os 20 vencedores mais os 44 clubes que formam a 1ª e a 2ª divisão inglesa para se chegar ao número preciso de 64 agremiações. Sempre em eliminatórias com jogos únicos e nos finais de semana, até a decisão do título, marcada para o dia 17 de maio de 2025.
FA Cup 2024/2025 já teve a eliminação do atual campeão, Manchester United
A sexta fase da FA Cup teve a eliminação de todos os times que jogaram em casa. Melhor para Nottingham Forest, Crystal Palace, Aston Villa e Manchester City, os quatro sobreviventes na luta pelo título.
No Falmer Stadium, Brighton e Nottingham Forest não saíram do 0 a 0. Nos pênaltis, o grande herói da classificação foi o goleiro Sels, que defendeu as cobranças de Hinshelwood e Diego Gómez e selou a vitória do NFFC por 4 a 3.
Em dérbi londrino, o Crystal Palace surpreendeu e goleou o Fulham por 3 a 0, em pleno Craven Cottage. Eberechi Eze abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo. Logo depois, aos 38, ele cruzou e Ismaila Sarr, de cabeça, ampliou. Na etapa final, aos 30 minutos, Eddie Nketiah fechou a conta.
Man City e Aston Villa se classificaram neste domingo na FA Cup
Neste domingo (30), o Manchester City venceu o Bournemouth por 2 a 1, no Vitality Stadium. Os reservas Omar Marmoush e Nico O’Reilly foram fundamentais para que os Citizens alcançassem a semifinal do torneio pela sétima vez seguida, um recorde. Os visitantes poderiam ter saído na frente logo aos 12 minutos, quando houve toque de mão de Tyler Adams dentro da área. Contudo, aos 13, Kepa Arrizabalaga foi no canto certo para pegar o pênalti de Erling Haaland. Oito minutos depois, Evanilson colocou o time da casa na frente. Na etapa final, O’Reilly deu a assistência e Haaland chutou de primeira para empatar, aos quatro minutos. Foi o seu 30º gol na temporada. Em novo passe decisivo de O’Reilly, Marmoush, numa batida rasteira, ao s 18, deu o triunfo ao City.
O Aston Villa meteu 3 a 0 no Preston North End, no Deepdale Stadium, e volta à semifinal depois de dez anos. Entretanto, todos os gols saíram no segundo tempo. Aos 13 minutos, Rashford recebeu de Digne e inaugurou o marcador. Depois, aos 18, ele marcou de pênalti. Ramsey, aos 26, definiu o placar.
Assim, há a possibilidade de a FA Cup ter um campeão inédito: o Crystal Palace nunca conquistou o título da competição. O Manchester City busca o seu oitavo – o último foi em 2023. Nottingham Forest e Aston Villa tentam encerrar longos jejuns na competição: o Forest não vence desde 1959, e o Villa, desde 1957.
Novamente em jogos únicos, as semifinais serão no estádio Wembley, em Londres. O Aston Villa enfrentará o Crystal Palace, no dia 26 de abril. No dia 27, o Nottingham Forest pega o Manchester City.