Euro: França elimina Portugal nos pênaltis
França se vinga da final de 2016, decreta aposentadoria de Pepe e avança à semifinal da Euro
A Euro 2024 está sendo disputada na Alemanha. O torneio continental conta com 24 seleções divididas em seis grupos e jogos em dez estádios de 10 cidades diferentes. Esta é a segunda vez que a Alemanha recebe a Eurocopa. A outra foi em 1988, quando o país ainda não havia passado pela reunificação. A final da Euro será no dia 14 de julho, em Berlim.
No segundo duelo das quartas de final, nesta sexta-feira (5), a França ganhou de Portugal, nos pênaltis, no Volksparkstadion, em Hamburgo.
Em um jogo brigado e por muitos minutos truncado, Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé tiveram atuações apagadas. O português até teve uma chance clara na prorrogação, porém desperdiçou. O francês, por sua vez, saiu no intervalo do tempo extra.
O volume de chances criadas pelas seleções foi até alto: 35 finalizações ao todo, que obrigaram os goleiros Mike Maignan e Diogo Costa a fazerem várias defesas.
Como as redes não balançaram no tempo normal, nem na prorrogação, houve decisão por pênaltis. E a vaga francesa veio em função do erro de João Félix, que desperdiçou a sua cobrança ao mandar na trave, enquanto todos os jogadores franceses converteram.
Assim, além de avançar para encarar a Espanha na semifinal, a França se vingou da perda do título para Portugal, dentro de casa, na final de 2016, e antecipou as aposentadorias de Pepe e CR7 com a camisa da seleção portuguesa.