Estudantes paulistas criam campanha de conscientização contra o doping
Alunas paulistas da ETEC de Esportes querem conscientizar sobre os males do doping para atletas
O doping sem duvidas é um dos maiores problemas atuais do esporte, o uso de drogas ou medicamentos para o aumento no desempenho de atletas tem ganhado muita repercussão na mídia recente, até mesmo pelos escândalos revelados a pouco tempo.
O caso envolvendo a Federação Russa de Atletismo, foi um dos que mais teve repercussão pela imprensa a pouco tempo, mas o doping não é um problema exclusivo dos atletas de alto rendimento, outros atletas sendo profissionais ou não acabam utilizando estes artifícios para aumentar seu desempenho.
No entanto, o doping causa uma série de problemas, que podem acarretar até a morte do atleta, e pensando nisso um grupo de alunos da ETEC de Esportes, uma instituição de ensino técnico da capital paulista, decidiram por criar uma campanha para a conscientização a respeito dos males que o doping podem trazer.
“Nós somos alunos da ETEC de Esportes e lá temos uma matéria chamada: ‘Qualidade de vida’, na qual a alguns dias atrás houve um debate sobre o doping, seus pontos positivos e principalmente os negativos. Logo, nos despertou a curiosidade para pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Após algumas pesquisas descobrimos diversos males que o doping trás para o próprio atleta e também a injustiça para com os adversários”, explicou Graziella, uma das idealizadoras da campanha.
A ideia, é conscientizar o máximo de pessoas envolvidas no esporte possível, e evitar que principalmente novos atletas utilizem essa fraude para melhorar seus desempenhos. “Além de tudo podemos ver que o doping matou diversos atletas, jovens , atletas de alto rendimento ou não. Após uma outra conversa com a professora da matéria já citada, decidimos criar uma campanha cujo o objetivo é alcançar o maior público possível, principalmente novos atletas e assim alertar sobre os riscos do doping.”, completou Graziella.
No entanto, a campanha está no início de seu desenvolvimento, apenas ainda nas redes sociais com a hashtag #vivaojogonãojoguesuavida, mas segundo os membros do grupo, a campanha não para por aí, atletas e federações serão atingidos, e também existe um site um site onde todas as informações sobre o projeto, clique aqui para entrar no mesmo e saber de mais informações a respeito.