Especial: Emoção até o final e regulamento polêmico, o título baiano do Bahia em 2012
Bahia campeão baiano após apoteótica final em 2012
O título Baiano do Bahia em 2012 foi marcado por muitas emoções, gols até o final e regulamento contraditório. Após muita emoção na final, o tricolor se sagrou campeão baiano após 11 anos encerrando o jejum, e deixando o rival como vice pelo segundo ano consecutivo.
O regulamento
O regulamento do Baianão era muito simples até a vantagem de dois resultados iguais para quem terminou na frente na primeira fase, e isso acabou decretando o resultado dos confrontos tanto de semis, quanto da final.
A primeira fase
Pressionado após 11 anos sem títulos, e que havia visto 2 times do interior vencer e ele não, o Bahia entrou no Campeonato Baiano de 2012 com a unha nos dentes, e um time que tinha a base do time que se manteve na Série A em 2011.
O tricolor baiano ficou em primeiro na fase inicial, com 52 pontos, sendo 9 a mais que o Vitória e 20 pontos a mais que o 5º, o Bahia de Feira. O Esquadrão teve o melhor ataque da primeira fase e garantiu a vantagem nas fases seguintes. Os destaques daquele time eram Souza, Junior (Diabo Loiro) e Gabriel. Na primeira fase inclusive goleou o Itabuna por 7 a 1.
A Semifinal
A Semifinal do Esquadrão foi contra o Vitória da Conquista, e foi repleto de muita emoção. No primeiro jogo o Esporte Clube Primeiro Passo foi bem e saiu vencendo com gol de Carlinhos e deixando muita apreensão na série. Na volta, um jogo que vai estar sempre na memória do torcedor do Bahia, o time atacou o jogo inteiro, mas não conseguiu fazer o gol de jeito nenhum, e aos 49 do segundo tempo conseguiu. Após falta cobrada por Gabriel, o gigante Rafael Donato cabeceou para fazer o gol tricolor. O 1 a 0 garantiu a classificação do tricolor, por conta dos resultados iguais.
Na outra semifinal, o Vitória levou a melhor sobre o Feirense, após o time rubro-negro perder a primeira partida por 1 a 0 em Senhor do Bonfim, e vencer a segunda no Barradão por 3 a 2, o Vitória avançou a final para enfrentar o Bahia.
A final
O primeiro jogo da final contra o Vitória foi no Barradão, um jogo bastante morno que terminou em 0 a 0. Na volta, foi bem diferente, em jogo com duas viradas e um resultado de empate. No começo do jogo, Neto Baiano aos 4 minutos abriu o placar para o Vitória. Mas o Bahia virou com gols de Fahel e de Gabriel, que contou com falha do goleiro rubro-negro.
No segundo tempo, o Vitória reagiu e virou. Primeiro o empate veio com Neto Baiano aos 9 minutos, a virada veio aos 11 com Dinei. O Bahia foi pra cima de qualquer jeito e marcou o gol do empate e do título com Diones, aos 26 do segundo tempo.
O título foi o 44º do tricolor baiano.