Espanyol é o novo líder da segundona espanhola
Recém-rebaixado, clube de Barcelona vence fora de casa e pula para a primeira colocação da Liga Hypermotion, a segundona espanhola
Em jogo válido pela nona rodada da segundona do Campeonato Espanhol 2023/2024, oficialmente chamada de Liga Hypermotion, o Espanyol venceu o Cartagena, por 2 a 0, em pleno estádio Cartagonova, na cidade de Cartagena, província de Murcia.
Pere Milla abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, aproveitando assistência de Puado. Num duelo franco, as duas equipes tiveram chances de balançar as redes, o que só voltou a acontecer já nos acréscimos da etapa final, aos 48 minutos, quando os mandantes eram muito superiores, porém num passe perfeito de Ramos Ramos para Braithwaite, que não desperdiçou.
Assim, o Espanyol se situa como líder da Segunda Divisão pela primeira vez nesta temporada, ao chegar aos 20 pontos ganhos, e o Cartagena, lanterna com apenas quatro, completa cinco rodadas sem vencer, sofrendo a primeira derrota com Julián Calero no banco.
A equipe visitante teve 60% da posse de bola e trocou mais passes (544 x 354), e apesar de ter finalizado menos (8 x 10), acertou mais o alvo (4 x 1). Os mandantes tiveram mais escanteios a favor (6 x 1), porém cometeram mais falta (17 x 15) e levaram mais cartões amarelos (4 x 3).
Em dado negativo: aos 29 minutos do primeiro tempo, o árbitro Luis Mario Alvendiz paralisou a partida e foi ao encontro de um responsável pelo estádio Cartagonova. Ele solicitou que o protocolo antirracismo fosse colocado em prática. O lateral-direito marroquino Omar El Hilali, da equipe de Barcelona, foi alvo dos insultos da torcida do time mandante. O jogo ficou parado por dois minutos. Um alerta nos alto-falantes pediu para que os insultos cessassem. A torcida do Cartagena vaiou as mensagens.