Espanhola Aitana Bonmatí é eleita a melhor jogadora do mundo

Aitana
Foto: Uefa

Jogadora do Barcelona, Aitana Bonmatí é a melhor jogadora do mundo pela terceira vez consecutiva

A espanhola Aitana Bonmatí, de 27 anos de idade, foi eleita a melhor jogadora do mundo pelo terceiro ano seguido. A meia do Barcelona ganhou a Bola de Ouro 2025 da revista “France Football”, nesta segunda-feira (22), superando na votação a também espanhola Mariona Caldentey, do Arsenal, da Inglaterra, que ficou em segundo lugar.

Diferentemente dos anos anteriores, Aitana venceu a eleição sem ter conquistado algum dos principais títulos da temporada. O Barcelona perdeu a final da Champions League Feminina para o Arsenal, e a Espanha foi vice-campeã da Eurocopa Feminina, derrotada pela Inglaterra na decisão. Contudo, o Barcelona foi soberano no seu país, com os títulos do Campeonato Espanhol, da Copa da Rainha e da Supercopa da Espanha.

– Todas as outras indicadas são grandes jogadoras, se eu pudesse dividir essa Bola de Ouro eu faria. E receber o prêmio das mãos do Andrés Iniesta, um dos meus ídolos de infância, é especial. Esse é também o primeiro ano com os mesmos prêmios no feminino e no masculino, essa era a igualdade que pedíamos e hoje conseguimos – afirmou Aitana Bonmatí, ao receber o troféu na cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Aitana Bonmatí torna-se a maior vencedora da Bola de Ouro

Com seu terceiro troféu, Aitana passou a ser a maior ganhadora da Bola de Ouro, superando sua colega de Barcelona e seleção espanhola Alexia Putellas, dona de dois troféus. A premiação feminina começou em 2018. Das sete edições, cinco foram vencidas por jogadoras do Barcelona, de 2021 a 2025. Confira:

  • 2025 – Aitana Bonmatí (Espanha, Barcelona)
  • 2024 – Aitana Bonmatí (Espanha, Barcelona)
  • 2023 – Aitana Bonmatí (Espanha, Barcelona)
  • 2022 – Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)
  • 2021 – Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)
  • 2019 – Megan Rapinoe (Estados Unidos, Reign FC)
  • 2018 – Ada Hegerberg (Noruega, Lyon)

Entre os homens, o vencedor foi o francês Ousmane Démbélé, do PSG. O atacante francês de 28 anos teve papel fundamental na histórica temporada do Paris Saint-Germain. Eleito o melhor jogador do mundo na 69ª edição da Bola de Ouro, tradicional premiação organizada pela revista France Football em parceria com o jornal L’Équipe e a Uefa, ele conquistou a Champions League, o Campeonato Francês, a Copa da França, a Supercopa da França e o vice na Copa do Mundo de Clubes.

 

Leia+

Real Madrid continua líder isolado da LaLiga

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Liga dos Campeões
Liga dos Campeões: espanhóis começam com vitórias e derrotas
Liga dos Campeões
Metropolitano de Madri albergará final da Liga dos Campeões
Liga Europa
Liga Europa tem jogos da fase de liga definidos
Conference League
Veja os confrontos da Fase de Liga da Conference League
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei