
Atual bicampeão, Portugal terá pela frente a Espanha, maior vencedora na história do Europeu de Futsal
A fase semifinal do Europeu de Futsal aconteceu nesta quarta-feira (4), na Arena Stožice, em Ljubljana, na Eslovênia, definindo as duas seleções que seguem na briga pelo título continental.
Na preliminar, a Espanha derrotou a Croácia por 2 a 1, num ginásio lotado de torcedores croatas (assistência total de 6.456 espectadores). Aos 13 minutos, Adolfo deu a assistência e Pablo Ramírez, eleito o melhor em quadra, chutou por baixo das pernas de Ante Piplica par abrir o placar. Ainda antes do intervalo, aos 18, Mellado ampliou, após receber um passe de calcanhar de Francisco Cortés.
A Croácia pressionou durante todo o segundo tempo e obrigou o goleiro Didac Plana a se destacar. Já aos 16 minutos, um cruzamento de Kristian Čekol foi desviado para a própria baliza pelo capitão espanhol, Mario Rivillos. E o empate quase veio logo a seguir, mas Antonio Sekulić acertou a trave, em cobrança de falta.
Portugal vira e vai à terceira final seguida do Europeu de Futsal
Depois, com a suspensão de Abdessamad Mohammed e a lesão de Sid Belhaj, recordista de jogos pela selecção gaulesa, a França não foi páreo para Portugal. Mamadou Siragassy Touré chegou a inaugurar o marcador, aos cinco minutos, em falha do goleiro Bernardo Paçó e depois ele mesmo acertou a trave. No entanto, tudo mudou no final da primeira parte. Em dois escanteios cobrados por Pany Valera, primeiro Diogo Santos, aos 17, empatou. Depois, aos 18, Tomás Paço, eleito o melhor em quadra, virou para os lusos.
No segundo tempo, Portugal criou mais perigo. Pauleta acertou a trave. Em seguida, Tomás Paçó, sob pressão, deixou de calcanhar para Erick Mendonça finalizar para o fundo das redes, aos oito minutos. A França apostou então no goleiro-linha, mas com a meta desprotegida Bernardo Paçó, aos 14, aproveitou para chutar de muito longe. A bola bateu na trave, mas voltou em Amine Gueddoura, que vinha embalado na tentativa de recuperá-la, e entrou, definindo a goleada: 4 x 1.
Assim, Portugal, atual bicampeão, ampliou para 16 o seu recorde de vitórias consecutivas em jogos de fases finais do UEFA Futsal EURO (ganhando de virada em nove desses triunfos). Sábado (7) haverá a terceira decisão de título continental entre portugueses e espanhóis. A Espanha, sete vezes campeã, levou a melhor em 2010, em Debrecen, na Hungria: 4 x 2. Em 2018, também em Ljubljana, Portugal ganhou por 3 a 2, após prorrogação.